terça-feira, 30/10/2012

Lu Alckmin inaugura dois novos Polos Regionais da Escola de Moda nos bairros de Perus e Jaraguá

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, inaugurou nesta terça-feira, 30, dois Polos Regionais da Escola de Moda, na zona oeste da capital paulista: as entidades Projeto Paz e Vida (Propav), no bairro do Jaraguá e a Associação Assistencial Comunitária Azarias, no bairro de Perus.

O 20º Polo terá sua sede na entidade Propav. O espaço foi inaugurado pela manhã, às 11h. Durante o evento, a aluna Mailza Ribeiro da Silva, 46, revelou sua felicidade em encontrar uma nova formação profissional: “Eu não sabia costurar e aprendi no Polo de Moda a fazer o meu primeiro vestido. Posso dizer agora que sei cortar e costurar de verdade. Agora estamos pensando em montar uma cooperativa entre as alunas”, disse a moradora do bairro do Jaraguá.

Na parte da tarde, às 15h, a primeira dama participou da cerimônia inaugural do Polo na Associação Azarias (o 21º Polo) ao lado do governador Geraldo Alckmin. A presidente do FUSSESP destacou que o trabalho da Associação é essencial para os moradores de Perus. “Essa Associação tem um trabalho lindo, voltado à comunidade, à população, sempre em busca de qualificação profissional. Outras 13 escolas de moda vão surgir deste Polo Regional, o que nos deixa muito felizes”, afirmou a primeira dama.

Para aluna da Azarias, Rosimeire Fernandes de Souza, 45, as aulas do curso de corte e costura poderão garantir sua renda familiar daqui em diante: “Eu já trabalhei com costura, mas não sabia montar uma peça completa, do começo ao fim. Estou desempregada, então essa oportunidade surgiu em boa hora. E ainda recebi o meu primeiro diploma de costura. É um sonho que começa a se tornar realidade”, disse a moradora do bairro Sol Nascente.

O Fundo Social de Solidariedade doa às entidades assistenciais um Kit Costura, composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte e mais um repasse para a aquisição de insumos como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar. Cada Polo, porém, deve se responsabilizar, entre outras atribuições, pela contratação dos instrutores, disponibilização e custeio do espaço e manutenção do maquinário.