quinta-feira, 02/06/2011

Lu Alckmin abre Jogos Regionais do Idoso em Votuporanga

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou nesta quinta-feira, 2, da abertura dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em Votuporanga. Nessa etapa participaram mais de 2800 atletas da terceira idade, vindos de 75 municípios.

Segundo Lu Alckmin, é fundamental que os governos desenvolvam ações voltadas a essa população de 4,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 10% dos habitantes do estado de São Paulo. “Com o JORI oferecemos mais qualidade de vida, estimulando a prática de exercícios físicos e o convívio social”, disse a primeira-dama.

São 13 modalidades esportivas adaptadas a pessoas com mais de 60 anos: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez. Todos os participantes nas duas fases (classificatória regional e final), por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.

Este ano são nove etapas regionais. As cidades de Santana de Parnaíba e Ourinhos já receberam o evento. Depois de Votuporanga, as competições ocorrerão em São Paulo, Porto Ferreira, Jaú, Araras, Guaratinguetá e Itapetininga. A grande final, de 23 a 27 de novembro, acontecerá em São José dos Campos.

Cada município sede recebeu um repasse no valor de R$ 120 mil da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O recurso deve ser empregado em alojamento e alimentação aos participantes, além de programação cultural e lazer durante a permanência dos atletas na cidade.

O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde e prefeituras que sediam as competições.

Cidades participantes dessa fase

Alto Alegre, Andradina, Aparecida D’Oeste, Araçatuba, Ariranha, Bady Bassit, Bálsamo, Birigui, Castilho, Catanduva, Catiguá, Clementina, Coroados, Dolcinópolis, Elisiário, Fernandópolis, Floreal, Guapiaçu, Guaraçaí, Guaraci, Guararapes, Icem, Ilha Solteira, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Jales, José Bonifácio, Lavínia, Luziânia, Marinópolis, Meridiano, Mira Estrela, Mirandópolis, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Murutinga do Sul, Neves Paulista, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palmeira D’Oeste, Paraíso, Paulo de Faria, Penápolis, Pereira Barreto, Pindorama, Poloni, Pontalinda, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubiácea, Rubinéia, Sales, Santa Adélia, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita D’Oeste, São Francisco, São José do Rio Preto, Severínia, Sud Menucci, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Uchoa, Urânia, Urupês, Valentim Gentil e Votuporanga.

Do Fussesp