quinta-feira, 17/05/2012

Jogos Regionais dos Idosos inicia etapa da capital [Veja galeria de fotos]

Nessa quinta, 17, aconteceu a abertura do 16º JORI – Jogos Regionais dos Idosos – etapa da capital. A cerimônia teve entrada das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, com participação de 364 atletas. “Quero afirmar meu orgulho aqui a cada um de vocês, da terceira idade, pela vontade de viver, pela alegria; vocês são uma lição de vida”, disse a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin.

Recentemente, o JORI ganhou mais um aliado com o lançamento do novo programa do governo voltado para o idoso, o São Paulo Amigo do Idoso. “O país está envelhecendo. É necessário que se façam políticas públicas para o idoso, que já deu a sua contribuição à sociedade e merece todo nosso carinho e amor.”

Governo anuncia programa pioneiro de atenção ao idoso

A primeira competição do dia foi de coreografias, em que 26 grupos se apresentaram. Os jogos na capital paulista envolvem outras 13 modalidades adaptadas: atletismo, bocha, buraco, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Após cada apresentação ou disputa, os atletas já recebem uma medalha. “Só o fato deles [participantes] estarem aqui, num dia frio, saindo mais cedo de casa e ficando até o fim, já os torna vitoriosos. Então, desde o ano passado, todos voltam para casa com medalha, isso eu acho fundamental “, afirmou a primeira-dama.

O terceiro colocado na competição de coreografias foi o grupo Sinsaudesp. O segundo, Clube Escola Ibirapuera. O vencedor, Anjos da Terceira Idade, exibiu uma coreografia sobre viagem de trem pelo campo. “Nem imaginava que iria ganhar, é uma satisfação muito grande”, disse Luzia Konaczo, uma das integrantes do grupo campeão.

O 16º JORI da capital acontece até domingo, 20. Os atletas têm mais de 60 anos ou chegam a essa idade em 2012. Até o encerramento, participarão das atividades aproximadamente 1,2 mil atletas, de 52 delegações.
As próximas etapas acontecerão em Jales, Caraguatatuba e Tatuí. A final estadual será em junho na cidade de Osvaldo Cruz. O evento é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado com a secretaria do Esporte e a prefeitura de São Paulo.

Do Portal do Governo de São Paulo