terça-feira, 27/03/2012

Itaquaquecetuba é a décima cidade a ganhar um Polo de Moda

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou na tarde da última terça-feira, 27, o Polo Regional de Moda de Itaquaquecetuba. A unidade oferece o curso de capacitação em Corte, Costura e Modelagem, para pessoas acima de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima.

“Esse é o 10° Polo que inauguramos. No total, serão 56 espalhados pelo Estado. A cada evento converso com as alunas que já se formaram e com quem está iniciando o curso. Os relatos são impressionantes. Em pouco tempo já estão aprendendo a fazer calças, camisas e vestidos. Isso é um resgate a autoestima, uma oportunidade de um recomeço”, contou a presidente do Fussesp.

Durante o evento, a primeira-dama entregou certificados aos multiplicadores dos municípios que já concluíram o curso. Os fundos municipais de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Santo André já estão aptos a montar uma Escola de Moda. Para isso, o Fussesp repassará, via convênio, quatro máquinas de costura e 300 metros de tecidos.

As aulas para os moradores da cidade terão início nessa quarta-feira, 28. Serão 20 alunos, divididos em duas turmas. Os que estão desempregados recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

Para implantação do projeto, o Fussesp repassou ao Fundo Social de Itaju, um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte/orientação das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos (destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos). O município ficou responsável pelo espaço físico e pagamento dos professores.