quarta-feira, 21/03/2012

Itaju é a oitava cidade a sediar um Polo de Moda Regional

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou na tarde da última terça-feira, 20, o Polo Regional de Moda de Itaju. O Estado contará com 56 unidades, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. Já foram inauguradas as de Guararapes, Guzolândia, Quatá, Presidente Bernardes, Itapetininga, Conchas e Cafelândia.

“O Polo conta com o curso de Corte, Costura e Modelagem. Para participar basta ter mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. As vagas são direcionadas para a população de Itaju e também para os fundos municipais da região que serão multiplicadores do projeto”, contou Lu Alckmin.

As cidades de Jaú, Itapuí, Iacanga, Arealva, Boracéia, Piratininga e Bariri já concluíram o curso. Agora, o Fussesp poderá firmar convênio com cada um dos fundos municipais para montar uma Escola de Moda. O acordo prevê o repasse de quatro máquinas de costura e 300 metros de tecidos.

O curso direcionado aos moradores de Itaju terá início no dia 02 de abril. Os alunos que estão desempregados (mas não contam com nenhum benefício, como o seguro desemprego) receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

Para implantação do projeto, o Fussesp repassou ao Fundo Social de Itaju, um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte/orientação das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos (destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos). O município ficou responsável pelo espaço físico e pagamento dos professores.