sexta-feira, 01/12/2023

Governo de São Paulo inaugura Praça da Cidadania em Itapevi

Projeto do Fundo Social reforça compromisso do Estado com políticas públicas que geram oportunidades e levam mais dignidade a comunidades

Inauguração da Praça da Cidadania, em Itapevi

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (30) a nova unidade do programa Praça da Cidadania no município de Itapevi, na Grande São Paulo. O projeto oferece espaços para a qualificação profissional e serviços que geram oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O investimento estadual foi de R$ 3,5 milhões.

“A gente está feliz por estar aqui em um dia especial, dia de inauguração desta Praça da Cidadania. É muito mais que uma praça, muito mais que um local de convívio e lazer. É realmente um instrumento de transformação que vai fazer a diferença e trazer esperança”, declarou Tarcísio. “A Praça da Cidadania vai ser um lugar de encontros, realização de sonhos, despertar de talentos e capacitação de empreendedores”, acrescentou.

Sala de aula da Escola de Moda

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, acompanhou a solenidade ao lado do governador. A cerimônia também reuniu o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. A Praça da Cidadania de Itapevi fica no Parque Wey, região de alta vulnerabilidade social do município. As obras tiveram início em junho de 2022.

“Ao inaugurarmos a Praça da Cidadania de Itapevi, reforçamos nosso compromisso em oferecer oportunidades, pois acreditamos na capacitação como alavanca para promover a geração de renda. Este espaço é um convite à aprendizagem e à construção coletiva de um futuro mais promissor”, afirmou Cristiane Freitas.

Sala de informática
Sala de informática na Praça da Cidadania, em Itapevi

O novo espaço está instalado em uma área de cerca de 4 mil m² e é equipado com quadra esportiva, arquibancada, academia ao ar livre, pista de caminhada, parque infantil e área de jogos, além do prédio das escolas de qualificação profissional que oferecem cursos gratuitos para a população.

Quadra Poliesportiva, na Praça da Cidadania de Itapevi

Coordenada pelo Fundo Social de São Paulo, a nova unidade é a sexta Praça da Cidadania em funcionamento no estado. Outras cinco atendem moradores das regiões de Paraisópolis e Vila da Paz, na cidade de São Paulo, e comunidades nos municípios de Guarulhos, Osasco e Santo André.

Além das áreas de esporte, lazer e qualificação profissional, os espaços são usados também como polos de políticas públicas para a comunidade. As Praças da Cidadania recebem campanhas de vacinação, doações e eventos culturais, entre outros, e são consideradas um importante instrumento de transformação social.

Salão de cabeleireiro
Salão de cabeleireiro e manicure

O Governo de São Paulo tem outras oito praças do projeto em obras nos municípios de Diadema, Embu das Artes, Guarujá, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Outros seis equipamentos estão em fase de implantação nas cidades de Carapicuíba, Cubatão, Francisco Morato, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto.