sexta-feira, 13/01/2023

Fundo Social inicia obras de três Praças da Cidadania no Estado

Guarujá, Hortolândia e Mogi das Cruzes contarão com espaços de esporte, lazer e qualificação profissional; previsão de inauguração é para julho deste ano

Já estão em andamento as obras da Praça da Cidadania de Guarujá, Hortolândia e Mogi das Cruzes. As Praças são equipamentos que ficam em locais de fácil acesso e com grande quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social. O intuito do projeto, além de proporcionar esporte e lazer, é estimular o aprendizado, a autonomia e geração de renda dos moradores.

O Governo do Estado de São Paulo está investindo cerca de R$ 14 milhões nas obras dessas três Praças, todas com previsão de entrega para julho deste ano.

No Guarujá, a Praça está localizada no bairro Vila Zilda. A escolha do local e as tratativas para a construção ocorreram em reuniões prévias com a prefeitura da cidade. O terreno escolhido tem cerca de 5 mil m² e faz parte do Empreendimento Habitacional Guarujá G, com frente para a Avenida Prefeito Raphael Vitiello.

Em Hortolândia, o terreno escolhido para a implantação da Praça tem 7 mil m² e fica no bairro Jardim Nova América, Mogi das Cruzes terá a Praça da Cidadania no bairro Jundiapeba, próxima da estação da CPTM, em um terreno com cerca de 4 mil m².

Todas as Praças contam com equipamentos como quadra de futebol society, quadra poliesportiva, pista de skate, academia ao ar livre, pista de caminhada, área de jogos, arena ao ar livre, redário, pergolado e parquinho infantil. Além disso, haverá um edifício feito para as Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social, onde serão disponibilizados cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda e Arte, Construção Civil, Administração e Empreendedorismo e Informática.

Buscando diminuir o impacto no meio ambiente, as Praças da Cidadania contarão também com Jardins de Chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional terá sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Atualmente, estão em funcionamento as unidades de Santo André, Guarulhos, Vila da Paz, Paraisópolis e Osasco, outras oito unidades estão em obras no Estado.