terça-feira, 19/12/2017

Fundo Social de Solidariedade leva a Padaria Artesanal para o México

Entre os meses de novembro e dezembro, a Padaria Artesanal, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, viajou até o Estado de Chiapas, no México, para qualificar a população atingida por fortes abalos sísmicos de magnitude 8,2 que acometeram aquela região há três meses. O Fundo Social, como forma de manifestar solidariedade ao povo mexicano, enviou 12 kits da Padaria Artesanal para ajudar na reconstrução da comunidade local.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora Flavia Crema, que ensinou à população local a forma correta de utilização dos kits, além de transmitir os conhecimentos na arte de fazer pães, que serão repassados à população pelos multiplicadores formados nesta primeira turma.

No último dia 11, aconteceu a entrega dos 12 kits e a formatura de 34 alunos dos municípios de Villacorzo, La Concordia, Villaflores, Jaltenango e Chiapa de Corzo. “Com esta qualificação, as pessoas poderão fazer uma alimentação melhor em suas casas e até mesmo gerar renda a partir da venda dos pães”, comentou Lu Alckmin.

A aluna Ledys Cabrera comentou sobre a renovação da esperança em ter uma vida melhor. “Estou muito agradecida, pois agora podemos sonhar com algo novo e empreender em um negócio próprio”.

Karen Medina destaca o apoio a toda comunidade afetada e a nova oportunidade em recomeçar a vida, não só para ela, como para toda sua família. “Agradeço esta oportunidade para poder seguir crescendo e apoiando nossas famílias, sobretudo, nossa comunidade”.

Além da doação dos kits de Padaria Artesanal, o Fundo Social de Solidariedade também entregou 400 colchões, 500 cobertores e 5 mil peças de roupa.

Sobre a Padaria Artesanal

A Padaria Artesanal é um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e foi implantada em 2001. O objetivo do programa é formar agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas. Mais de 97 mil pessoas já foram capacitadas em todo Estado.