terça-feira, 01/05/2018

Fundo Social de Solidariedade e Memorial da América Latina recebem doações para desabrigados do incêndio

O Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) e o Memorial da América Latina se uniram para ajudar as famílias desalojadas após o incêndio que destruiu um prédio ocupado no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo. As instituições estão recebendo doações de roupas em bom estado e produtos de higiene pessoal novos – quem tiver interesse em ajudar deve entregar o material no Portão 8 do Memorial da América Latina, que fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda – o lado das estações de Metrô, CPTM e Terminal de ônibus da Barra Funda. O posto de doação ficará aberto nesta terça-feira até as 18h, e durante a semana diariamente das 12h às 18h.

“Lamentamos profundamente o ocorrido e colocamos o Fundo Social à disposição para dar todo o apoio necessário no que se refere à doação de itens disponíveis para situações de emergência como esta”, comentou a professora Lúcia França, presidente do Fussesp.

Combate ao fogo e assistência – O governador Márcio França esteve no local do incêndio ainda de madrugada para acompanhar o trabalho de combate às chamas e busca por vítimas desaparecidas. “Os Bombeiros chegaram muito rápido ao local e graças a Deus conseguiram tirar a maior parte das pessoas”, declarou.

O incêndio começou por volta das 1h30 da madrugada desta terça-feira (1/5). Os Bombeiros permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e procurando pessoas entre os escombros, inclusive com cães farejadores.

A Defesa Civil estadual está no Largo do Paissandu acompanhando o trabalho de assistência aos desalojados. Segundo o Capitão Alberto Luís Silva, houve distribuição de água ainda de madrugada, além de colchões para acomodar mulheres e crianças e instalação de banheiros químicos. “Estamos acompanhando junto com a Defesa Civil Municipal o cadastramento dos moradores e o encaminhamento ao abrigo da Rua Prates dos que não tiverem condições de ir para casa de parentes”, acrescentou.

O governador Márcio França também informou que o Governo do Estado de São Paulo vai disponibilizar auxílio-moradia para as famílias cadastradas pela Prefeitura. O benefício será de R$ 1.200 no primeiro mês e de R$ 400 a partir do segundo, pago por um período de 12 meses. O atendimento habitacional definitivo será definido futuramente com a administração municipal.