sexta-feira, 02/08/2013

Fundo Social de Solidariedade do Estado doa 15 kits de Padaria Artesanal a unidades prisionais

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), presidido pela primeira-dama, Lu Alckmin, realizou a doação de 15 kits de Padaria Artesanal para unidades prisionais do Estado, em uma parceria realizada com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Os kits são compostos de 1 forno em aço inox a gás, 1 mesa em aço inox, 8 assadeiras e 1 liquidificador industrial. Para realização das aulas, foram capacitados dois funcionários da SAP de cada unidade, que serão os multiplicadores da técnica aprendida junto aos professores do Fundo Social.

Cada turma terá capacidade para atender até 20 pessoas e os pães artesanais fabricados serão distribuídos às entidades assistenciais localizadas na região onde estão instaladas as unidades prisionais, assim como consumidos pelos próprios alunos e funcionários da SAP.

“Por meio desta atividade, será possível mostrar à sociedade os trabalhos desenvolvidos no interior das unidades, o que certamente refletirá no processo de recuperação dos reeducandos”, afirmou Evaldo Barreto dos Santos, diretor técnico da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da SAP.

As unidades beneficiadas são: Centro de Progressão Penitenciária I, II e III de Bauru; Centro de Progressão Penitenciária Ataliba Nogueira de Campinas; Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha; Centro de Progressão Penitenciária I de Hortolândia, Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Centro de Progressão Penitenciaria de Pacaembu, Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto, Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel Paulista, Centro de Progressão Penitenciária de Butantan, Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé, Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Centro de Ressocialização de Lins e Centro de Ressocialização de Jaú.

Sobre a Padaria Artesanal

Em junho de 2001, o projeto da Padaria Artesanal foi implantado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, com o objetivo de formar agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.De 2001 a 2006, foram doados mais de nove mil kits a entidades assistenciais, Fundos Municipais e escolas que integravam o programa “Escola da Família”. Neste período, foram capacitados mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado de São Paulo, além de pessoas vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.De 2011 até o momento, foram capacitadas nas unidades do Fundo Social de Solidariedade 8.083 pessoas e entregues 565 kits a prefeituras e entidades assistenciais da capital.