segunda-feira, 20/03/2023

Fundo Social de São Paulo e Defesa Civil divulgam nova etapa de envio de doações para os municípios atingidos pelas chuvas do Litoral Norte

Carregamento de caminhão no depósito do Fundo Social

Um mês após a tragédia que deixou milhares de famílias desabrigadas, a ação de ajuda emergencial será substituída pelo abastecimento programado levando em conta a necessidade de cada município

O Fundo Social de São Paulo e a Defesa Civil SP iniciam a partir desta segunda-feira, 20, uma nova etapa de abastecimento dos municípios atingidos pelas chuvas no litoral norte com as doações recebidas pela população. Desde 20 de fevereiro, quando se iniciou a ação de ajuda humanitária, já foram enviados às cidades atingidas um total de 364 toneladas de alimentos, água, roupas e produtos de higiene e limpeza.

Com o fim da ação emergencial, a entrega agora será feita de forma programada e de acordo com a necessidade de cada município. Na última semana, os fundos municipais de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, além do Guarujá, se reuniram com o Fussp e com a Defesa Civil para detalhar a situação atual e informar as principais necessidades das famílias atingidas. Ilhabela já começa a receber nesta semana a doação de cestas básicas e água.

O capitão Rodrigo Fiorentini, Diretor de Ajuda Humanitária da Defesa Civil, explica que a previsão nesta nova etapa é a de que os envios sejam feitos mensalmente. “A estratégia agora é atender as necessidades pontuais e apoiar de forma constante todas as famílias até a reconstrução total das suas casas”, afirma Fiorentini.

O abastecimento das cidades continua sendo feito com os donativos entregues no depósito do Fundo Social desde o início da ação de ajuda humanitária. Além das 364 toneladas já enviadas no último mês, estima-se que ainda há cerca de 200 toneladas para serem entregues. Serão enviados também donativos adquiridos com as doações recebidas em dinheiro.

A presidente do Conselho do Fundo Social de Sâo Paulo, Berenice Giannella, explica que foram recebidos cerca de R$ 1,8, milhão. “Com as doações feitas em dinheiro, vamos iniciar o processo licitatório para comprar cestas básicas, cobertores e produtos de higiene que serão incluídos na programação de entrega aos municípios”, detalha Berenice.

Abastecimento de caminhão para ser enviado ao litoral

Com volume suficiente para continuar abastecendo os municípios afetados pelos próximos meses, o trabalho neste momento é separar o volume restante de produtos e, para isso, é fundamental o apoio de voluntários. Quem deseja se voluntariar para auxiliar na triagem das doações e abastecimento dos caminhões, deve enviar um e-mail para doacoesfussp@sp.gov.br e responder um formulário com informações sobre disponibilidade e preferência.

Apenas maiores de 18 anos podem se voluntariar. Mais informações sobre doações e como ajudar em https://www.fundosocial.sp.gov.br/