sexta-feira, 07/06/2013

Fim de semana no Espaço de Leitura apresenta tradição de contação de histórias

O Espaço de Leitura, localizado no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, traz em sua programação deste final de semana, a antiga arte de contação de histórias, que no passado, era transmitida de geração para geração. Neste final de semana, 8 e 9 de junho, as atividades serão comandadas por Débora Kikuti, pelo grupo Núcleo ao Pé do Ouvido, além de espetáculos do Grupo de Maracatu Bloco de Pedra.

Na manhã do sábado, 8, às 11h, Débora Kikuti, contadora de histórias desde os nove anos, apresenta a narração, “Histórias que voam”. Débora carrega a tradição familiar de narrar histórias que aprendeu com sua avó e, hoje, além de contar para seus familiares, transformou a contação de histórias em seu ofício.

Na parte da tarde, às 15h, o Grupo de Maracatu Bloco de Pedra realiza a apresentação musical “Cortejo Maracatu”. O grupo apresenta uma formação contemporânea frente a tradição secular desta cultura afro-brasileira, representada aqui por meio da percussão, da dança e do canto.

Já no domingo, 9, às 11h, o Grupo de Maracatu Bloco de Pedra volta aos palcos para organizar uma oficina de musicalização e dança do maracatu. A atividade propõe aos participantes uma familiaridade com os instrumentos e danças do maracatu, em uma atividade para crianças de todas as idades.

Encerrando a programação, às 15h do domingo, o Núcleo ao Pé do Ouvido apresenta a intervenção literária “Realejo da Sorte”. A proposta é salpicar ao pé do ouvido daqueles que nem esperam, um trecho, um pequeno conto, uma frase de obras literárias, uma música que se apresenta como vaga-lume em meio a uma noite escura.

Exposição

A exposição Mitos ao Redor do Mundo combina duas linguagens: a visual, no qual são apresentados mitos de diferentes povos em 12 doze painéis expostos ao ar livre; e a segunda, a linguagem sensorial. Na primeira, são apresentadas ilustrações dedicadas às crianças, que atingem todas as idades, onde signos tradicionais de civilizações milenares dialogam com tons vibrantes e alegres.

Na segunda linguagem, os visitantes são convidados a uma viagem mitológica em uma na sala com ambientação do Sistema Solar. No centro da sala, encontra-se um globo terrestre de 2 metros de diâmetro, basta escolher uma região no globo e ouvir 1 dos 15 mitos oriundos de  civilizações Gregas, Egípcias, Persas, Maori, Tupi-Guarani e muitas outras.

Feira de Trocas de Livros

Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros. Só não participam didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada. A Feira acontece todos os domingos, das 12h às 17h30.

Família em Prosa

Todos os sábados, o educativo do Espaço de Leitura propõe atividades a partir de um item do acervo. Crianças, familiares e amigos são convidados a participar das brincadeiras, leitura, conversa e criação.

Espaço de Leitura
Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Parque da Água Branca
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes
Tel.: 11 2588-5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945