quarta-feira, 21/11/2018

Essa ciranda quem me deu?

O Espaço de Leitura apresenta a Ciranda da Água Branca formada por alunos e professores do Espaço de Convivência do Idoso, neste sábado (24/11), às 15h. A programação é gratuita e para toda a família.

A Ciranda da Água Branca, referenciada na ciranda da Zona da Mata Norte (Pernambuco), é o resultado de 4 meses de ensaios do núcleo de cultura popular do Espaço de Convivência do Idoso, formado por alunos e professores de Danças Populares Brasileiras e Percussão. A apresentação conta com 60 integrantes que também produziram os figurinos e os adereços.

No domingo (25/11), às 15h, o Palhaço Adão conduz o democrático Sarau Supersônico do Espaço de Leitura e convida a todos os interessados a expressar seu lado artista, seja lendo um poema, apresentando uma canção, dançando ou até lançando adivinhas. Aqui, a plateia tem livre acesso ao palco e aos microfones!

E sempre aos sábados e domingos, às 11h, os educadores do Espaço de Leitura aguardam as crianças acompanhadas de seus adultos para participar das oficinas maiúsculos & MINÚSCULOS. As atividades geralmente começam com a leitura de um livro infantil que desencadeia em uma prática de escrita com artes plásticas.

A programação é toda gratuita. Em caso de chuva, a atividade é cancelada pois é feita ao ar livre, mas as casinhas com 2 mil livros ficam disponíveis para quem estiver no Espaço de Leitura, que fica no Parque da Água Branca.

Confira a programação de 24 a 25 de novembro:

ESSA CIRANDA QUEM ME DEU?

Sábado, 24 de novembro de 2018

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: Impressão das coisas

Com educadores do Espaço de Leitura

A partir da leitura do livro Impressão das coisas, de Renata Bueno, os participantes criarão desenhos e utilizarão objetos para carimbar e criar pessoas, bichos, cenários e o que mais conseguirem imaginar.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

15h

Apresentação cultural

CIRANDA ÁGUA BRANCA

Com alunos e professores dos cursos de Percussão e Danças Populares Brasileiras

A Ciranda Água Branca é a apresentação de finalização dos cursos de Percussão e Danças Populares Brasileiras do Espaço de Convivência do Idoso. A ciranda é uma dança encontrada em todo território nacional, podendo apresentar características mais litorâneas ou mais caipiras dependendo da região. Esta apresentação é referenciada nas cirandas do litoral pernambucano e da Zona da Mata Norte, também de Pernambuco.

 

Domingo, 25 de novembro de 2018

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: Telefone sem fio

Com educadores do Espaço de Leitura

Depois da mediação do livro Telefone Sem Fio, de Renato Moricone e Ilan Brenman, crianças e adultos brincam de telefone sem fio com os títulos do acervo. Cada um desenha o que ouviu e depois todos acompanham a mudança da palavra ou da frase pelos desenhos.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

15h

Sarau

SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA

Com palhaço Adão e Tati Fraga

O microfone e o palco do Espaço de Leitura estão abertos para toda manifestação artística que crianças e adultos da plateia quiserem apresentar. Poema, história, música, dança, performance, a proposta é que o público expresse seu lado artista. O Palhaço Adão e Tati Fraga conduzem as apresentações, intercalando com quadros de interação como aquecimento do verbo do corpo e arremesso de poesias. É só chegar e botar a boca no trombone!

Evento indicado para crianças de todas as idades.

Programas do Educativo

FEIRA DE TROCA DE LIVROS*

Todo domingo, das 15h às 17h

Simples: você traz um livro e troca por outro. Livros para adultos e crianças Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 títulos trocados, você ganha mais um!

*Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.

Evento indicado para todas as idades.

 

CLUBE DE LEITURA

Toda sexta, das 15h às 16h

Numa roda de leitura e bate-papo junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias.

Atividade indicada para jovens e adultos.

 

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

 

Livros do Espaço de Leitura

São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e ROLÊ DA LEITURA (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Núcleo educativo do Espaço de Leitura

O projeto atende escolas públicas e instituições sociais e educativas, oferecendo atividades de incentivo à leitura desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades acontecem de quarta a sexta, e estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

 

ESPAÇO DE LEITURA

De terça a domingo, das 9h às 18h

Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, Perdizes

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945