quinta-feira, 06/08/2015

Espaço de Leitura traz jogo que convida as crianças a buscar objetos mágicos da literatura

Todos os domingos de agosto, às 11h, o Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado traz um jogo interativo de representação, também conhecido como LARP (live action roleplaying), e nele as crianças buscam os objetos mágicos enfrentando diversos desafios. Para garantir a segurança desses artefatos encantados, esse poderoso mago veio viver temporariamente por aqui e montou ACAMPAMENTO DO ARQUEMAGO! E para encontrar os artefatos, os participantes entram na brincadeira com outras figuras pitorescas, como múmia, cangaceiro ou feiticeira. O jogo faz parte da exposição “Grimório do Espaço de Leitura: em busca dos objetos mágicos”.

A inspiração dessa nova mostra, que vai até 31 de agosto, vem dos objetos mágicos das narrativas fantásticas, conhecidos por preservar a força e a memória das histórias e das pessoas. E para materializar essa imaginação o Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), montou um jogo de representação que acontecerá aos domingos e será comandado por um mago que zela pelos artefatos mágicos. Para garantir a segurança desses artefatos encantados, esse poderoso mago veio viver temporariamente por aqui e montou ACAMPAMENTO DO ARQUEMAGO! Mas para encontrar os artefatos, os participantes terão vários desafios e outras figuras pitorescas, como múmia, cangaceiro ou monstro, entrarão nesta brincadeira.

GRIMÓRIO DO ESPAÇO DE LEITURA: EM BUSCA DOS OBJETOS MÁGICOS – Exposição e Jogos InterativosDe 13 de junho a 31 de agostoCom Grupo Boi Voador

A missão do Arquemago é preservar e passar adiante as narrativas fantásticas com a ajuda desses elementos mágicos. Infelizmente, algo terrível aconteceu e vários desses objetos desapareceram da casa do guardião. Para trazê-los de volta, será preciso que as crianças participem de uma busca por cada canto do Espaço de Leitura, encontrando criaturas fantásticas e resolvendo desafios para recuperar os objetos mágicos perdidos.

COMO ENCONTRAR OS OBJETOS MÁGICOS?
O Grupo Boi Voador vai conduzir os participantes nesta aventura por meio de um jogo mediado por uma história e um narrador. Nesta vivência, os jogadores interpretam personagens e desenvolvem uma narrativa que solucione o desafio.

QUANDO? (sempre aos domingos)
Agosto: 9, 16, 23 e 30 Horário: Das 11h às 12h 
Público: Para crianças a partir de 4 anos

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE AGOSTO
Sábado, 8
15h | Narração de histórias OS SAPATOS DANÇARINOS
Com Cia. Lira dos Anjos
Música ao vivo, bonecos e adereços ajudam a contar essa história baseada em um conto clássico dos Irmãos Grimm. No enredo, a participação do público é incentivada para desvendar os símbolos e os desafios dessa narração. 

Domingo, 9
15h | Apresentação teatral TUDO SOB CONTROLE
Com Cia. Lira dos AnjosEm uma divertida comédia o tema do uso consciente da água é abordado de forma lúdica e pedagógica. Ao falar de um recurso natural tão importante como a água, o espetáculo mostra que preservar esse bem precioso deve fazer parte do nosso dia a dia e, se puder ser feito de uma forma bem-humorada, melhor ainda!

Sábado, 15
15h | Narração de histórias MITOS GREGOS
Com Cristiana CeschiA contadora traz histórias fantásticas onde o mistério, a paixão, o medo e a coragem permeiam a vida de deuses, semideuses e humanos, todos com um desafio semelhante: a busca pela felicidade. A narradora vai nos conduzir por uma viagem pela cultura grega: mitos como o da terrível Medusa, do ambicioso rei Midas e do amor de Eros e Psiquê impressionam e divertem, enquanto nos ensinam um pouco mais sobre essa cultura.

Domingo, 16
15h | Narração de histórias SERES INVISÍVEIS
Com Cristiana Ceschi e Thomas Howard
Uma apresentação com três histórias em que heróis e heroínas são revelados pelo olhar sensível daqueles que enxergam muito além da realidade: enxergam com os olhos do coração. Uma moça borralheira, um ferreiro e um bobo que lutam para ver o que não pode ser visto.Sábado, 22
15H | Narração de histórias TENDA DA PALAVRA
Com Cia. Duo Encantado
Castelos e camelos, mares e desertos, califas e princesas, em uma terra distante e antiga… Cenários e personagens que rendem muitos enredos sobre amor, amizade, bravura e esperteza. Nestes contos árabes nada é miragem ou trapaça, mas sim um convite para viajar por desertos cheios de sol e areia em busca de lindas histórias.

Domingo, 23
15h | Apresentação circense
CAFÉ CONCERTO
Com Circo Amarillo
No clima dos shows de variedades de comédia e de música ao vivo, o grupo envolve a plateia em uma verdadeira homenagem ao circo. Este espetáculo mostra o melhor da experiência e pesquisa de clown feita pelo Circo Amarillo em seus 15 anos de carreira.

Sábado, 29 de agosto
15h | Apresentação musical CONTOS, CANTOS E CAMBALHOTAS
Com  Banda StrombólicaNo repertório, músicas autorais e versões de sucessos da música popular brasileira para o público infantil como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Raul Seixas, Gilberto Gil e MPB4. O grupo inclui ainda composições mais contemporâneas dos Mulheres Negras, Tiquequê, Paulo Bira, Margareth Darezzo e Arnaldo Antunes.

Domingo, 30 de agosto
15h | Apresentação musical ARCA DE NOÉ
Com  Banda StrombólicaNuma aventura pelo universo dos bichos, o grupo resgata a obra Arca de Noé, do poeta Vinícius de Moraes. O espetáculo traz uma compilação dos dois discos e as canções ganham novos arranjos contemporâneos e suingados. E o show ainda conta com cenografia que ilustra as canções de forma lúdica e interativa.

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativamaiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de LeituraPais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida. 

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROSSabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro. 

Toda sexta
Das 13h às 14hCLUBE DE LEITURAA cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa.

LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA
São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês); CASA DOS LIVROS (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o Núcleo Educativo do Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.Agendamento de visitas educativasTel.: 11 2588-5777, com Paula Yuriepaula.espacodeleitura@gmail.com

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.Sobre o Espaço de LeituraÉ uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingoTerça: das 10 às 17 horas.
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água BrancaTel.: 11 2588-5918contatoespacodeleitura@sp.gov.brfacebook.com/espacode.leiturainstagram.com/espacodeleiturawww.espacodeleitura.org.br

 

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945