quarta-feira, 29/05/2013

Espaço de leitura tem programação especial para o feriado

Oficinas de narração de história e produção artística, atividades lúdicas de brincadeiras e contação de histórias fazem parte da programação que o Espaço de Leitura –  ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) – preparou para o feriado de Corpus Christi.

As atividades começam na quinta, 30, às 11h, com a oficina de narração de história e produção plástica da dupla Mirela Estelles e Amanda Estelles. Intitulada “Nas asas de Ícaro”, a atividade parte de uma contação de histórias e convida os participantes  a confeccionar as asas do personagem. Às 15h, a contadora de histórias Dinah Feldman narra mitos africanos acompanhada pelo músico Túlio Crepaldi.

Já na sexta, 31, a oficina “Pega Saci” propõe às crianças ouvir a história do Saci, desenhar o personagem e prendê-lo em uma garrafa a partir das 11h. À tarde, o contador de histórias Elcio Rodrigues faz uma apresentação sobre mitos da Oceania com acompanhamento da musicista Laruama Alves.

No sábado, 1º, a poesia ganha vez no Espaço de Leitura. Às 11h, o contador de histórias Giba Pedrosa ministra a oficina “Poesia, coisa de criança”. Na parte da tarde, a contadora de histórias Dinah Feldman narra Mitos africanos, acompanhada pelo músico Túlio Crepaldi.

Encerrando a programação, no domingo, 2, oficina de brincadeiras e apresentação musical preenchem as atividades ao longo do dia.

Quinta-feira, 30 de maio
11 horas
Narração de história e produção plástica “Nas asas de Ícaro”, com Mirela Estelles e Amanda Estelles
Você conhece a história de Ícaro? Este é um convite para ouvi-la e confeccionar um elemento importante dessa narrativa: as asas. Ao produzir as próprias asas, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de suas criações.

15 horas
Atividade especial: Mitos ao redor do mundo | Contação de histórias, com Dinah Feldman, acompanhada pelo músico Túlio Crepaldi
Dinah Feldman é atriz, narradora de histórias, educadora, atua na Cia. Dedo de Prosa e é diretora de outras Cias. teatrais. Para esta programação, a narradora vai apresentar os mitos africanos, acompanhada pelo músico Túlio Crepaldi.

Sexta-feira 31 de maio
11 horas
Narração de história e produção plástica “Pega Saci”, com Mirela Estelles e Amanda Estelles.
O Saci é um personagem que gosta de fazer travessuras, trançar a crina dos Nesta oficina, os participantes são convidados a desenhar um saci e depois prendê-lo dentro de uma garrafa.

Contação de histórias “Mitos de Oceania”, com Elcio Rodrigues
Narrador de histórias, Elcio Rodrigues apresenta sua pesquisa sobre mitos da Oceania com acompanhamento da musicista Laruama Alves.

Sábado, 1 de junho
Oficina de poesia, com Giba Pedroza
A proposta é disseminar o gosto por falar, ouvir e criar poesia em uma atividade para crianças e adultos dividida em três momentos: o primeiro é o de degustar diferentes formas de poesia; no segundo, ele propõe exercícios lúdicos de criação; no terceiro, um pequeno sarau, para que todos possam recitar suas criações.

15 horas
Atividade especial: Mitos ao redor do mundo
Contação de histórias com Com Dinah Feldman, acompanhada pelo músico Túlio Crepaldi.

Domingo, 2 de junho
11 horas
Oficina de brincadeiras com Ana Maria Carvalho, que trará cantigas de rodas, ciranda e jogos populares.

15 horas
Apresentação musical “Cantando para brincar”, com Ana Maria Carvalho e banda. Ana Maria Carvalho traz no seu repertório de Bumba Meu Boi, cacuriá, cirandas e brincadeiras regionais que despertam na criança e no adulto a alegria do brincar, além do resgate da identidade popular pelo ritmo desenhado do passo de brincar.

Exposição

A exposição Mitos ao Redor do Mundo combina duas linguagens: a visual, no qual são apresentados mitos de diferentes povos em 12 doze painéis expostos ao ar livre; e a segunda, a linguagem sensorial. Na primeira, são apresentadas ilustrações dedicadas às crianças, que atingem todas as idades, onde signos tradicionais de civilizações milenares dialogam com tons vibrantes e alegres.Na segunda linguagem, os visitantes são convidados a uma viagem mitológica em uma na sala com ambientação do Sistema Solar. No centro da sala, encontra-se um globo terrestre de 2 metros de diâmetro, basta escolher uma região no globo e ouvir 1 dos 15 mitos oriundos de civilizações Gregas, Egípcias, Persas, Maori, Tupi-Guarani e muitas outras.

Feira de Trocas de Livros

Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros. Só não participam didáticos, religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada. A Feira acontece todos os domingos, das 12h às 17h30.

Maiúsculos e Minúsculos

Aos sábados, o educativo do Espaço de Leitura propõe atividades a partir de um item do acervo. Crianças, familiares e amigos são convidados a participar das brincadeiras, leitura, conversa e criação, das 13h às 14h30.

Espaço de Leitura
Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h
Parque da Água Branca (Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes)
Tel.:112588.5811 contato@espacodeleitura.org.br