segunda-feira, 10/08/2015

Espaço de Convivência do Idoso tem vagas para novas turmas de agosto

O Espaço de Convivência do Idoso (ECI), projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), está com inscrições abertas para cursos gratuitos voltados a pessoas acima de 55 anos de idade. O principal objetivo dos cursos do ECI, que há mais de dez anos oferece atividades socioeducativas no Parque da Água Branca, é estimular a convivência e a inclusão social por meio de práticas significativas. Tudo isso com base no respeito às trajetórias de cada integrante, que participa ativamente dos processos de aprendizagem, resultando em aumento da autoestima, qualificação e integração. Cada grupo conta com a atenção de profissionais especializados em educação, terceira idade e atividades multidisciplinares.

Neste quadrimestre, são oferecidos 16 cursos e cada frequentador pode participar de uma turma no período. Os encontros, que acontecem no Parque da Água Branca, zona Oeste de São Paulo, acontecem de segunda a quinta, uma ou duas vezes por semana, no horário da manhã ou da tarde. Às sextas, são oferecidas atividades especiais como passeios, apresentações musicais, palestras e oficinas.

As aulas das novas turmas começam em 10/08/2015. Todos os matriculados terão direito a um lanche diário, com refeições adequadas às necessidades alimentares desse público. Ao final de cada módulo, os alunos terão uma formatura que pretende divulgar os trabalhos desenvolvidos durante as aulas e comemorar as conquistas do grupo.

COMO SÃO FEITAS AS INSCRIÇÕES?

As inscrições são gratuitas e acontecem presencialmente no prédio do Espaço de Convivência do Idoso. Os interessados devem preencher uma ficha de interesse na recepção e aguardar a convocação mediante o sorteio das vagas disponíveis. A inscrição pode ser feita no horário de funcionamento do Espaço de Convivência, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Os cursos podem ser modificados ao longo do ano.

Para obter mais informações, procure a recepção do Espaço de Convivência ou utilize os seguintes canais de atendimento:

e-mail: inscricao.espacodoidoso@gmail.com

fone: (11) 2588-5765

DESCRIÇÃO DOS CURSOS DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2015:

CRIAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A proposta deste curso é desenvolver a criatividade do participante como narrador de suas histórias pessoais. Para tanto, são desenvolvidos jogos teatrais e dramatização de contos, entre outras linguagens artísticas. A ideia é construir um “fio da vida”, uma espécie de móbile artesanal para compartilhar as histórias de cada um.Professora Karina Giannecchini é bacharel em Comunicação Social, contadora de histórias, atriz, arte-educadora e pesquisadora das artes cênicas. Há 25 anos atua em teatro, cinema e televisão. Como arte-educadora também desenvolve projetos de aquisição da linguagem.
SEGUNDA-FEIRA MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

TAI CHI CHUAN
A prática do Tai Chi Chuan promove a flexibilidade, o alongamento da musculatura, o desbloqueio das articulações, o relaxamento da rede nervosa e o treino de captação de energia. O estilo denominado Tai Chi Pai Lin é uma arte marcial interiorizada, que prioriza a energia vital por meio de exercícios leves e de baixo impacto. O Tai Chi Chuan tem origem na medicina tradicional chinesa.Professora Maria Madalena Clemente é assistente social com experiência em saúde pública. Atuou na área preventiva com atividades educativas e corporais para usuários e profissionais da saúde, destacando-se na coordenação de grupos da terceira idade com práticas como o Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, ioga e dança circular. É formada em Ioga pelo Instituto Paranamanda e em Práticas Meditativas pelo Instituto Palas Athenas. Desde 1996, coordena grupos de ioga para idosos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Toda segunda-feira MANHÃ: das 9h às 10h20 ou das 10h20 às 11h40 TARDE: das 14h às 15h20 ou das 15h20 às 16h40

UNIVERSO DIGITAL
Esta oficina possibilita a inserção dos participantes no mundo digital por meio do uso dos recursos do computador e celular. Durante as aulas, os alunos vão fotografar, produzir textos, usar a internet com segurança para suas necessidades diárias e participar das redes sociais. A proposta é ampliar a interação com a família e amigos, fazer novos contatos com pessoas que tenham os mesmos interesses e ficar por dentro de como aproveitar as atividades de educação e cultura que são oferecidas gratuitamente na cidade.Professora Tatiana Correia é formada em Fotografia Aplicada pelo Senac– SP com especialização em montagem de exposições. Tem experiência em projetos sociais relacionados à fotografia, à curadoria e à docência. Ministrou cursos especiais no Senac, atua em diversas galerias e exposições e faz edição e bancos de imagem. Trabalha na internet com criação de websites e blogs.
Toda segunda ou quarta-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

PINTURA
Este curso propõe a aprendizagem de técnicas básicas de pintura com aquarela, guache e tinta acrílica sobre papel.  No decorrer do curso, serão introduzidos conhecimentos técnicos sobre os materiais e suportes para pintura e combinação de cores, além de uma breve contextualização desta linguagem ao longo da história, no intuito de ampliar o repertório cultural e artístico do participante.Professora Paula Mendes é professora e artista visual formada em Artes Plásticas pela Unicamp. Especializou-se no ensino da arte pelo Centro Maria Antônia – USP. Foi integrante de coletivos artísticos de São Paulo e de Campinas, organizando intervenções urbanas, exposições e encontros de artistas.
Toda segunda-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

ROUPA BOA, A GENTE DOA: CUSTOMIZAÇÃO
Em parceria com a Escola de Moda do FUSSESP, o curso promove a custo- mização de roupas e acessórios para bebês, com Patch Aplique. Esta técnica consiste em dar formas em retalhos de tecidos, aplicar em uma peça com papel termocolante e finalizar com costura em caseado. Parte das produções deste curso serão doadas a uma instituição que cuida de crianças carentes.Professora Sônia de Fátima Suppa Marciano é professora da Escola de Moda do FUSSESP desde 2011. Trabalhou com costura e artesanato no Centro de Convivência Municipal da Cohab Anchieta e em diversos centros de atividades para idosos.
Toda segunda ou quarta-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30 

BORDADO E CORPO
Neste curso, o bordado é empregado como recurso para a sensibilização corporal e a exploração dos sentidos. O ato de bordar se dá por meio da relação tátil, ou seja, bordar, tocar e sentir é perceber o mundo real e imaginário, abrindo possibilidades de explorar diferentes texturas.Professora Lilian Soarez é atriz, performer e pesquisadora de trabalhos ma- nuais. Formada em Artes do Corpo pela PUC/SP, tem 13 anos de experiência como educadora prestando serviços em várias instituições e projetos educa- cionais que envolvem arte inclusiva.
Toda terça-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

TAPEÇARIA TURCA
Este curso visa o aprendizado da técnica de tapeçaria turca com nó górdio em tecido de juta. O trabalho manual com formas geométricas desenvolve a coordenação motora fina e estimula os participantes a ampliar a capacidade intelectual, desenvolver o foco e a disciplina e promove o relaxamento mental.
Toda terça-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30
Professor Sérgio Brozoski é artista plástico. Trabalha com pessoas com defici- ência, crianças, adultos e terceira idade na Estação Especial da Lapa, Instituto Solidariedade (ISO), Sesc, entre outras instituições. 

ROUPA BOA, A GENTE DOA: CROCHÊ
Em parceria com a Escola de Moda do FUSSESP, o curso promove a confecção de roupas e acessórios para bebês, com variados tipos de pontos. Ao final dos encontros, parte das produções serão doadas a uma instituição que cuida de crianças carentes.Professora Sônia de Fátima Suppa Marciano é professora da Escola de Moda do FUSSESP desde 2011. Trabalhou com costura e artesanato no Centro de Convivência Municipal da Cohab Anchieta e em diversos centros de atividades para idosos.Toda terça e quinta-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

DINÂMICAS DE LEITURA
O curso tem como objetivo desenvolver o potencial crítico dos participantes por meio de leituras de textos de autores brasileiros, leituras de imagens, au- dições de música e toda forma de expressão que possibilita a interação do indivíduo com o mundo. As atividades se complementam com jogos teatrais, dinâmicas de grupo lúdicas e pedagógicas. Indicado para todos os interessa- dos, não havendo necessidade de ser alfabetizado para participar.Professora Karina Giannecchini é bacharel em Comunicação Social, contadora de histórias, atriz, arte-educadora e pesquisadora das artes cênicas. Há 25 anos atua em teatro, cinema e televisão. Como arte-educadora também desenvolve projetos de aquisição da linguagem.
Toda quarta-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

DESENHO E COLAGEM
Este curso propõe o desenvolvimento da capacidade de pensar e criar por meio de imagens, tendo como recurso o desenho e a colagem. Com este objetivo, os alunos vão explorar técnicas diversas e, assim, ampliar seu repertório cultural e artístico dentro do campo das artes visuais.Professora Paula Mendes é artista visual formada em Artes Plásticas pela Uni- camp. Especializou-se no ensino da arte pelo Centro Maria Antônia (USP). Foi integrante de coletivos artísticos de São Paulo e de Campinas, organizando intervenções urbanas, exposições e encontros de artistas.Toda quarta-feira
MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

IOGA
A ioga é um conceito milenar que teve origem na Índia, pelos hindus. No ocidente, faz sucesso por ser uma prática integrativa de saúde com benefícios comprovados e reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde. Atualmente, existe um conceito amplo em torno da palavra “IOGA”. Ela pode referir-se a prática de posturas, exercícios físicos e meditações das mais diversas. Os exercícios têm como resultado o equilíbrio físico e mental, proporcionando bem-estar, redução de estresse e autoconhecimento. Neste curso, os alunos vão conhecer três variações de prática de ioga, adaptados para a terceira idade: • Hatha Yoga – associada a prática de posturas e exercícios de respiração. • Raja Yoga – relacionada a meditação e práticas de controle mental. • Dhyana Yoga – relacionada a meditação, visualizações e contemplação.Importante: pessoas com problemas cardíacos ou que sofreram AVC (acidente vascular-cerebral) devem ter autorização médica para praticar ioga.Professora Maria Madalena Clemente é assistente social com experiência em saúde pública. Atuou na área preventiva com atividades educativas e corporais para usuários e profissionais da saúde, destacando-se na coordenação de grupos da terceira idade com práticas como o Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, ioga e dança circular. É formada em Ioga pelo Instituto Paranamanda e em Práticas Meditativas pelo Instituo Palas Athenas. Desde 1996, coordena grupos de ioga para idosos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Toda quarta-feira MANHÃ: das 9h às 10h20 ou das 10h20 às 11h40 TARDE: das 14h às 15h20 ou das 15h20 às 16h40 

BORDADO EM FOTOGRAFIA
Nesta oficina, os alunos vão usar uma fotografia original ou impressa em outro material como base para criação dos bordados. A proposta é trabalhar a imagem como possibilidade de ampliação do olhar, resgatando e recriando memórias, compondo com cores e pontos um novo sentido para as histórias vividas.Professora Lilian Soarez é atriz, performer e pesquisadora de trabalhos manuais. Formada em Artes do Corpo pela PUC-SP, tem 13 anos de experiência como educadora prestando serviços em várias instituições e projetos educacionais que envolvem arte inclusiva.
Toda quinta-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

MODELAGEM EM PAPEL
Neste curso, os alunos vão desenvolver a técnica de processamento, modelagem e tingimento de jornal e coador de café. A proposta é produzir objetos de acordo com a imaginação e a criatividade do participante.Professor Sérgio Brozoski é artista plástico. Trabalha com pessoas com deficiência, crianças, adultos e terceira idade na Estação Especial da Lapa, Instituto Solidariedade (ISO), Sesc, entre outras instituições.Toda quinta-feira MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30 

CULTURA POPULAR E RITMOS BRASILEIROS
Este curso aborda a cultura popular brasileira, com suas tradições, ritmos, cantos e manifestações, bem como a importância do resgate e da preservação dessa identidade. Durante as aulas, também são tratados temas como cidadania, direitos e deveres. No final do curso, os participantes fazem uma apresentação cultural envolvendo música.Professor Francisco Xavier é formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (CE). Arte-educador e músico, tem experiência em projetos sociais relacionados à cultura e atua há mais de dez anos com capacitação musical e cultura popular em projetos para jovens e idosos.Toda terça e quinta-feira (2 vezes por semana) MANHÃ: das 9h às 11h30 

RITMOS E HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Com aulas teóricas e práticas, o objetivo deste curso é fazer um passeio rítmico e histórico por importantes movimentos culturais do Brasil. Utilizando instrumentos de percussão, os participantes vão conhecer ritmos, músicas e curiosidades da música popular brasileira desde a Era do Rádio, passando pela Jovem Guarda, Tropicália e chegando em movimentos mais contemporâneos como o Manguebeat.Professor Francisco Xavier é formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (CE). Arte-educador e músico, tem experiência em projetos sociais relacionados à cultura e atua há mais de dez anos com capacitação musical e cultura popular em projetos para jovens e idosos.
Toda terça e quinta-feira (2 vezes por semana) TARDE: das 14h às 16h30

CANTO
Por meio das canções, os alunos vão experimentar as possibilidades da voz e trabalhar recursos técnicos para fazê-la soar de maneira saudável e prazerosa. Jogos de conteúdo musical também serão utilizados para encontrar maneiras lógicas e lúdicas de juntar voz e canção.Professor Teco Galati é regente, arranjador e educador musical. Professor de canto, canto coral e linguagem musical, é formado em agronomia pela UFRRJ e pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Cantareira. Como professor, é reconhecido por instigar seus alunos à curiosidade, à ousadia e à atenção aos pequenos detalhes, incentivando-os à pesquisa, às experiências sonoras e ao desenvolvimento da sensibilidade musical.
Toda terça e quinta-feira (2 vezes por semana) MANHÃ: das 9h às 11h30 | TARDE: das 14h às 16h30

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945