quinta-feira, 23/01/2014

Escola de Qualificação Profissional é inaugurada no Centro de Integração da Cidadania de Guarulhos

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, inaugurou nesta quinta-feira, 23, a primeira unidade da Escola de Qualificação Profissional em um Centro de Integração da Cidadania (CIC), resultado da parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A expansão do número de Escolas de Moda e Beleza visa facilitar o acesso da população à formação profissional e ampliar a oferta de vagas da Escola de Qualificação Profissional, que já conta com cinco unidades na capital paulista. “Estamos levando os cursos para perto das comunidades para ajudar no incremento de renda e no desenvolvimento dos bairros”, afirmou Lu Alckmin.

Além da unidade Guarulhos, outros três CICs da capital e da região metropolitana de São Paulo (Jaraguá, Capão Redondo e Ferraz de Vasconcelos) oferecerão cursos gratuitos com duração de dois meses de Corte e Costura, Maquiagem, Depilação e Design de Sobrancelhas, Assistente de Cabeleireiro e Manicure e Pedicure. Em cada unidade, serão ofertadas 48 vagas para a Escola de Moda e 40 para a Escola de Beleza.

Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência no ato da inscrição. Não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia nas áreas de moda ou beleza. Os alunos ganham uniforme, material didático, lanche e uma bolsa-auxílio de R$420 ao final do curso se estiverem desempregados e não receberem nenhum benefício social.

Para mais informações sobre os cursos, o telefone do CIC Guarulhos é: (11) 2484-1070 ou (11) 2484-0809. Esta unidade está localizada na Estrada do Capão Bonito, 53, Bairro dos Pimentas – Guarulhos – SP.

Sobre o FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Casa Civil, presidido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

A atual administração exercita a solidariedade educativa, criando programas e ações visando o resgate da dignidade humana, a qualificação profissional, a geração de renda e emprego. Para tanto, são articuladas ações e a ampliação de parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil. São políticas governamentais apoiadas por empresas que tem a consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo atua na capital, em 2.500 entidades cadastradas e no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar à sociedade os seus direitos por meio da participação popular. Em cada unidade do CIC, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, palestras e cursos, emissão de documentos pessoais e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local.