quinta-feira, 14/01/2016

Em cinco anos, Escola de Qualificação Profissional atendeu mais de 126 mil pessoas

Pensando em oferecer qualificação profissional rápida e gratuita para quem está desempregado, a Escola de Qualificação Profissional já atendeu 126.032 pessoas desde 2011.

O programa foi idealizado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin. O projeto teve início com a Escola de Moda e a Escola de Beleza. Em 2012, foi ampliado com a inauguração da Escola de Construção Civil.

Outro projeto que também visa a qualificação profissional é a Padaria Artesanal, que ensina em um único dia de curso a receita de 10 pães artesanais. Confira os cursos gratuitos oferecidos na Escola de Qualificação Profissional:

Escola de Moda
A Escola de Moda está presente em oito unidades próprias do Fundo Social, nas quais oferece os cursos de Corte e Costura, Modelagem, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas para homens e mulheres desempregados com mais de 16 anos.

O projeto também está presente em 56 Polos Regionais no interior do Estado e na capital e em 590 Escolas de Moda instaladas no interior e em entidades sociais da capital (conheça as unidades). Desde 2011, o projeto qualificou 24.507 pessoas.

Escola de Beleza
O projeto oferece qualificação profissional para homens e mulheres desempregados com mais de 16 anos, em cursos de Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Maquiagem.

Está presente em cinco endereços na capital e região metropolitana de São Paulo, além dos 56 Polos Regionais da Escola de Beleza em funcionamento no interior e na capital e 348 Escolas de Beleza instaladas no interior e entidades sociais da capital (clique para saber mais). De 2011 até o momento, o projeto qualificou 22.467 pessoas.

Escola de Construção Civil
A Escola de Construção Civil tem cursos de Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Pedreiro atendendo a vários segmentos da construção civil e comunidades carentes, possibilitando a formação para inclusão no mercado de trabalho.

A Escola conta com laboratórios para aulas práticas com espaços que reproduzem os ambientes de trabalho. O projeto está presente em duas unidades próprias do Fundo Social e em 56 Polos Regionais da Escola de Construção Civil no interior e entidades sociais da capital (confira aqui). Desde 2012, foram qualificadas 9.674 pessoas.

Padaria Artesanal
O objetivo do programa é formar agentes multiplicadores por meio da capacitação de duas pessoas por entidade social ou Fundos Municipais que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.

Durante o curso de um dia de duração, os alunos aprendem a fazer 10 tipos de pães diferentes, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania. Já foram capacitados mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado, além de pessoas
vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.

Atualmente, o projeto está presente em três unidades próprias do Fundo Social (clique para saber os endereços). Desde 2011, foram qualificadas 69.384 pessoas.