quarta-feira, 18/04/2012

Eldorado, no Vale do Ribeira, é a 11ª cidade a sediar um Polo Regional de Moda

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin inaugurou na manhã dessa terça-feira, 18, o Polo Regional de Moda de Eldorado, no Vale do Ribeira, o 11º em funcionamento no Estado.

A unidade de Eldorado servirá de sede de capacitação para municípios da região do Vale do Ribeira e Itapeva. As cidades de Jacupiranga, Iporanga e Sete Barras já foram capacitadas. O curso para os moradores terá início nessa quarta-feira, 18. As aulas acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras. São duas turmas, ambas com dez alunos cada.

“Nesses espaços ensinaremos Corte, Costura e Modelagem. Para participar basta ter mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. As vagas são direcionadas para os moradores dos dois municípios e também para que os fundos municipais das demais cidades da região encaminhem pessoas que se tornarão multiplicadoras do projeto em suas cidades”, contou Lu Alckmin.

Para desenvolver o projeto, o Fussesp selecionou municípios com até 100 mil habitantes (exceto na região metropolitana de São Paulo) e estrategicamente localizadas em suas regiões. Na capital, a seleção das entidades assistenciais também foi feita por localização e por reconhecido trabalho social.

Um convênio foi firmado com cada um dos 56 Polos. O Fundo Social repassou um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte e orientação das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.Em contrapartida os municípios e entidades custeam o espaço onde será realizado o curso e manutenção do maquinário. “Com essa nova etapa, tenho certeza que faremos do Estado de São Paulo o maior Polo de costura do Brasil”, conclui a presidente do Fundo Social.

Além de Eldorado, foram inaugurados os Polos Regionais de Guararapes, Guzolândia, Quatá, Presidente Bernardes, Itapetininga, Conchas, Cafelândia, Itaju, Adamantina e Itaquaquecetuba.