sexta-feira, 10/12/2021

Doria anuncia novas unidades do Programa Praça da Cidadania em seis municípios

Convênios possibilitarão a instalação dos equipamentos em áreas de vulnerabilidade social; população terá acesso a atividades de esportes e lazer, além de cursos profissionalizantes e serviços de cidadania

O Governador João Doria assinou nesta sexta-feira (10) novos convênios para a implantação de unidades da Praça da Cidadania em um total de seis municípios. A iniciativa do Governo de SP busca a redução da vulnerabilidade social através da implementação de espaços destinados a lazer, esporte e qualificação profissional. Serão beneficiadas as cidades de Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, Embu das Artes e Mogi das Cruzes, localizadas na Grande SP, além de Ribeirão Preto, no interior do Estado.

ASPAS JD

As Praças possuem o objetivo promover a cidadania, inclusão social e qualificação para geração de emprego e renda. No local são ofertados serviços do Centro de Integração e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, para emissão de segunda via de documentos.

O programa oferece mais de 20 cursos profissionalizantes, desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza. As vagas são ofertadas em seis áreas diferentes: beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, informática, construção civil e administração.

A iniciativa ainda contempla a implantação de áreas voltadas para esportes, lazer e convivência. Cada unidade poderá contar, dependendo do projeto, com academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, quadra de futebol society, quadra de basquete de rua (3×3, área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, jardim de chuva e horta comunitária.

Implantação

Para a realização da Praça da Cidadnia, o município deve disponibilizar um terreno e providenciar a aprovação legal dos trâmites para instalação do projeto, além de coordenar a mobilização junto à comunidade para adesão à iniciativa. A gestão, manutenção e zeladoria dos espaços públicos após a implantação cabe também à prefeitura.
Unidades

O Estado de SP já realizou a implantação de quatro unidades da Praça da Cidadania, sendo duas na Capital (Paraisópolis e Vila da Paz) e outras duas na Grande SP, nas cidades de Guarulhos e Santo André. Além disso, em agosto deste ano, foram assinados outros seis convênios com os municípios de Carapicuíba, Itapevi, Itaquaquecetuba e Osasco, também na RMSP, além de Cubatão e Santos, na Baixada Santista