quinta-feira, 18/06/2015

CIA. Malas Portam e Larp para crianças no Espaço de Leitura

Neste final de semana, o grupo de narração de histórias Cia. Malas Portam comanda a diversão na programação cultural do Espaço de Leitura, convidando crianças e adultos a viajar pelas sensações dos contos apresentados. As atividades do Espaço de Leitura, projeto sociocultural e educativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca.

No sábado (20), às 15h, os contadores apresentam “Mala livro e suas histórias”. O grupo convida a todos para uma viagem ao mundo encantado dos livros que vivem em uma mala! Depois de apresentada ao público, a mala é aberta e os artistas escolhem e compartilham algumas das histórias que existem nela. Neste momento, as palavras ganham vida e flutuam pelo Espaço entre olhos, ouvidos e narizes atentos.

No domingo (21), também às 15h, a companhia convida a todos para embarcar no espetáculo “Viajando com a mala treco”. Na narração, três viajantes chegam com suas bagagens. Junto deles uma mala chama a atenção. Assim, as histórias saem de dentro da “mala treco”: um barbante que se transforma em várias figuras ajuda a contar a história “O sonho da minha mãe”; um som maluco traz o cientista Dr. Kakaiovski, que adora falar de suas experiências científicas; e para fechar o encontro, a história cantada “Na beira da lagoa”, tem o auxílio de um inusitado instrumento de sopro feito de garrafa pet.

Além da programação cultural, as manhãs do final de semana no Espaço sempre trazem atividades para toda a família. No sábado, às 11h, acontece o maiúsculos & Minúsculos, atividade feita pelos educadores do Espaço de Leitura onde crianças e adultos podem participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações.  E no domingo, das 11h às 12h, é a vez dos Jogos Interativos para crianças em busca dos objetos mágicos da literatura pelo Espaço (veja detalhes abaixo).

LARP PARA CRIANÇAS

A nova exposição “Grimório do Espaço de Leitura: em busca dos objetos mágicos”, que estreou na semana passada e vai até agosto, veio acompanhado de jogo interativo, também conhecido como LARP (live action roleplaying), no qual as crianças são desafiadas a encontrar os objetos mágicos da literatura escondidos em nosso Espaço.

A inspiração dessa nova mostra, que vai até 31 de agosto, vem dos objetos mágicos das narrativas fantásticas, conhecidos por preservar a força e a memória das histórias e das pessoas. E para materializar essa imaginação o Espaço de Leitura, montou um jogo de representação que acontecerá aos domingos e será comandado por um mago que zela pelos artefatos mágicos. Para garantir a segurança desses artefatos encantados, esse poderoso mago veio viver temporariamente por aqui e montou ACAMPAMENTO DO ARQUEMAGO! Mas para encontrar os artefatos, os participantes terão vários desafios e outras figuras pitorescas, como múmia, cangaceiro ou monstro, entrarão nesta brincadeira.

A exposição “Grimório” (termo usado para livro de anotações e de fórmulas mágicas usado por magos e alquimistas) ficará aberta para visitação até agosto, durante toda a semana – de terça, das 10h às 17h, e de quarta a domingo, das 9h às 18h. Já o jogo acontece apenas aos domingos, às 11h. Na ação, intermediada pelo grupo Boi Voador, os participantes encenam um jogo mediado com base em uma aventura em busca dos objetos mágicos perdidos.

Exposição e Jogos Interativos GRIMÓRIO DO ESPAÇO DE LEITURA: EM BUSCA DOS OBJETOS MÁGICOS De 13 de junho a 31 de agosto

Com Grupo Boi Voador

A missão do Arquemago é preservar e passar adiante as narrativas fantásticas com a ajuda desses elementos mágicos. Infelizmente, algo terrível aconteceu e vários desses objetos desapareceram da casa do guardião. Para trazê-los de volta, será preciso que as crianças participem de uma busca por cada canto do Espaço de Leitura, encontrando criaturas fantásticas e resolvendo desafios para recuperar os objetos mágicos perdidos.

COMO ENCONTRAR OS OBJETOS MÁGICOS?

O Grupo Boi Voador vai conduzir os participantes nesta aventura por meio de um jogo mediado por uma história e um narrador. Nesta vivência, os jogadores interpretam personagens e desenvolvem uma narrativa que solucione o desafio.
QUANDO? (sempre aos domingos)
Junho: 21 Julho: 5, 12 e 19  Agosto: 2, 9, 16, 23 e 30  Horário: Das 11h às 12h  Público: Para crianças a partir de 4 anos 
PARA IMAGENS DOS JOGOS ACESSE O LINK:  https://www.dropbox.com/sh/80z1tsr39z5kah4/AADuXvEqyY2sQNzfF3Go1-aYa?dl=0

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JUNHO
Sábado, 20 15h | Narração de histórias  MALA LIVRO E SUAS HISTÓRIAS
Com Cia. Malas Portam
Domingo, 21 15h | Narração de histórias VIAJANDO COM A MALA TRECO
Com Cia. Malas Portam
Sábado, 27 15h | Teatro de bonecos O CORONEL E O CURUPIRA
Com Teatro Por Um Triz
Em um lugar no interior do Brasil, vive um coronel muito mandão que, Como tantos coronéis, acha que pode mandar em todo mundo. Ele deseja que sua filha Ritinha conquiste um noivo rico, mas ela já está apaixonada por um pobre marinheiro. Para ajudar o casal, o lirismo, a festa e o lado alegre e misterioso do imaginário popular são representados pelo bumba meu boi, saci, cuca e curupira, que vão interferir nas aventuras do casal.
__________________________________________

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.

Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa.

Sobre o Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5731, com Paula Yurie
paula.espacodeleitura@gmail.com

Sobre o Acervo de Livros do Espaço de Leitura
São cerca de 1500 exemplares, grande parte de literatura infantojuvenil, que estão divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas), PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros), GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros), CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca), CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS. (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945