sexta-feira, 21/12/2018

Cerca de 4 milhões de garrafas pet foram utilizadas na decoração do Natal Espetacular em todo o Estado

Iniciativa incentivou o reaproveitamento de embalagens para enfeitar as cidades nesse fim de ano

Cerca de 4 milhões de garrafas pet foram reutilizadas em todo Estado de SP

O Natal Espetacular, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, teve início no segundo semestre de 2018 com o objetivo de incentivar os municípios a produzir enfeites natalinos a partir de garrafas pet. Além de reaproveitar materiais que seriam descartados, os municípios criaram novos pontos turísticos que estão atraindo a atenção dos seus moradores e visitantes.

“É um projeto que leva a bandeira da sustentabilidade como foco principal, mostrando a importância da preservação do meio ambiente para a população. Uma garrafa pet demora aproximadamente cem anos para se decompor”, comentou a presidente do Fussesp, professora Lúcia França.

No total, 256 municípios de todas regiões do Estado de São Paulo assinaram o convênio em parceria com Fussesp

Ao todo, 256 cidades do Estado de São Paulo aderiram à ideia e contaram com a ajuda dos munícipes, do comércio local e dos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares na arrecadação das embalagens. Profissionais voluntários aprenderam a produzir os enfeites de acordo com as orientações da equipe do Fussesp e reproduziram as peças em suas localidades.

Como resultado final, as 256 cidades coletaram cerca de 4 milhões de garrafas pet que se transformaram em árvores de Natal, estrelas, bonecos de neve, velas, duendes, entre outros adornos.