sexta-feira, 20/10/2023

Fundo Social de São Paulo arrecada mais de R$ 2,6 milhões em leilão de material reciclável

Valor adquirido com arremate de materiais em desuso ou sucatas doados por órgãos públicos será investido em ações sociais

Equipamentos leiloados pelo Fundo Social de São Paulo

O Fundo Social do Estado de São Paulo arrecadou o valor de R$ 2.688.660,00 no leilão de material reciclável, ocorrido em 19 de outubro. A ação é realizada a cada 4 meses para dar destinação correta aos materiais considerados inservíveis para o serviço público, além de financiar projetos de desenvolvimento social.

Foram leiloados 155 lotes e, destes, 138 arrematados. Entre os produtos estão sucatas de equipamentos de informática, pneus usados e mobiliários diversos, entre outros. Neste leilão foram leiloadas também 13 torres autoportantes doadas pela Polícia Militar, que já estão fora de uso e possuem entre 300 quilos e 14 toneladas de metal. Todas foram arrematadas.

Ao participarem dos leilões do Fundo Social, os compradores dos materiais precisam dar a destinação correta dos bens e cumprir com as normas de saúde e meio ambiente, seja por meio de ações de reciclagem, consertos ou de reaproveitamento.

Todo o valor arrecadado é investido nos principais projetos do órgão como as Escolas de Qualificação Profissional que disponibilizam cursos gratuitos de curta duração para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2023 foram realizados 3 leilões, com arrecadação total de cerca de R$ 7,7 milhões. O próximo leilão está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2024.

Fussp recebe doações para promover leilões

Além de órgãos públicos, o Fundo Social de São Paulo também recebe doações de materiais em desuso e sucatas de particulares como pessoas físicas e jurídicas.

Produtos como papéis, pneus, peças de veículos ou equipamentos, eletrônicos, utensílios de cozinha residencial ou industrial, equipamentos de informática, materiais de escritório, mobiliários de aço, sucatas de metais diversos, e qualquer objeto que esteja sem uso podem ser doados e entregues no depósito do órgão, que fica na Zona Oeste da capital paulista.

Como doar

Para doar é necessário entrar em contato com o CMEX – Centro de Material Excedente, do Fundo Social de São Paulo.
Telefones:
(11) 3238-3933 / 3934 / 3935 / 3936 / 3937
cmexfussp@sp.gov.br
Para participar dos leilões, basta acessar o site do Fundo Social, www.fundosocial.sp.gov.br e verificar as informações no Menu “Editais”. Para mais informações, contatar o CMEX.