segunda-feira, 20/12/2021

Assinatura de convênios das Escolas de Qualificação Profissional com 150 municípios

O Governador João Doria e a presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, assinaram novos convênios no Programa “Escolas de Qualificação Profissional”, que vão beneficiar um total de 150 municípios.

Os cursos serão ministrados a partir do próximo ano, com oferta de 8 mil vagas na capital e no interior do Estado. O investimento do Governo de SP será superior a R$ 1,3 milhão, com contrapartida de R$ 2,7 milhões dos municípios.

O Governo de SP fará o repasse dos recursos para os municípios, que ficarão responsáveis pelo pagamento dos instrutores e aquisição dos insumos para realização dos cursos. Os instrutores serão designados pelas prefeituras e o Fundo Social oferecerá o treinamento virtual sobre as capacitações a serem ministradas. O treinamento será realizado em janeiro e as aulas serão iniciadas já a partir de fevereiro de 2022.

Confira aqui a lista dos 150 municípios a serem beneficiados com cursos do Programa “Escolas de Qualificação Profissional” em 2022: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/FUSSP-17-12-2021.xlsx

O objetivo do Programa “Escolas de Qualificação Profissional” é promover a capacitação de agentes multiplicadores em áreas consideradas estratégicas e a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta gestão, o Fundo Social ampliou a grade com inclusão de novas áreas de qualificação, além de Moda, Beleza e Construção Civil que já eram ministradas anteriormente.

A partir de 2019, foram incluídas as modalidades Gastronomia, Informática e Administração- Empreendedorismo, sendo que o programa Padaria Artesanal foi incorporado à nova Escola de Gastronomia. Em 2020, foram acrescentados ainda os cursos de Mecânica e Empreendedorismo. Ao longo dos 10 anos do no Programa, o FUSSP qualificou mais de 153 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 335 municípios.