quarta-feira, 03/06/2015

Arraial do Espaço de Leitura tem jogos com objetos mágicos e folia junina

O Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), apresenta sua programação de junho que vai explorar os objetos mágicos da literatura dos quatro cantos do mundo. Além da exposição “Grimório do Espaço de Leitura: em busca dos objetos mágicos”, (de 13/06 a 30/08), teremos jogos interativos, espetáculos infantis nas tardes dos finais de semana e, no dia 28 de junho, uma festa junina que fecha o mês com uma folia de arrasar.

Neste final de semana, a animação fica por conta da Cia. Duo Encantado. No sábado (6), às 15h, o grupo traz o espetáculo HISTÓRIA COM FITAS, onde uma caixinha de música adornada com fitas coloridas é o convite para que a plateia relembre memórias por meio dos contos de fadas. A contadora, Rosita Flores, convida algumas pessoas do público para retirar uma fita colorida da caixinha e dizer o que a cor representa para ela. A partir daí, uma narrativa se desenrola misturando os elementos trazidos pelo público. E na tarde do domingo (7), às 15h, a Duo Encantado volta com CAUDA DE SERPENTE, ASAS DE DRAGÃO.

Baseado no livro de mesmo nome, a narração explora o dia a dia de crianças e sua relação com diferentes adultos que têm como papel cuidar delas, como pais, tios, babás e avós. Misturando realidade e fantasia, os contos são cheios de situações inusitadas e divertidas sobre a relação entre pequenos e grandes. As atividades do Espaço de Leitura são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca. Além da programação especial, o Espaço de Leitura oferece aos frequentadores um acervo de livros infantis e infantojuvenis, dispostos em diversos quiosques com temas para a garotada ler e se divertir. Entre eles estão a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros” que traz também jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JUNHO

Sábado, 6 15h
Narração de histórias HISTÓRIA COM FITAS Com Cia. Duo Encantado

Domingo, 7 15h
Narração de histórias CAUDA DE SERPENTE, ASAS DE DRAGÃO Com Cia. Duo
Encantado

Sábado, 13 15h
Narração de histórias ENCANTARIAS AFRO-BRASILEIRAS
Com Tininha Calazans

A brisa que sopra do Atlântico traz algumas histórias mágicas da África, nosso continente irmão. Pessoas que nascem de ovos, de árvores; nomes, palavras e versos que protegem quem os diz; pessoas transformadas em plantas ou bichos por artes do encantamento; animais que falam e protegem quem com eles é gentil; objetos mágicos que atendem pedidos de seus guardiões; irmãos que salvam irmãos das maldades de seres malvados; animais mágicos que trazem a fartura; instrumentos que tocam por artes do coração.

Domingo, 14 15h
Narração de histórias FIOS DE HISTÓRIAS Com Tecelagem Grupo de Teatro

A partir de adaptações recolhidas de autores como Ana Maria Machado e Câmara Cascudo, o espetáculo narra histórias do universo feminino. Jovens meninas e princesas, que têm em comum garra, astúcia e sabedoria. Histórias de reinos encantados e aventuras de guerreiras do tempo do Era uma vez.

Sábado, 20 15h
Narração de histórias MALA LIVRO E SUAS HISTÓRIAS Com Cia. Malas Portam

A companhia convida a todos para uma viagem ao mundo encantado dos livros que vivem em uma mala! Depois de apresentada ao público, a mala é aberta e os contadores escolhem e compartilham algumas das histórias que existem nela. Neste momento, as palavras ganham vida e flutuam pelo Espaço entre olhos, ouvidos e narizes atentos.

Domingo, 21 15h
Narração de histórias VIAJANDO COM A MALA TRECO Com Cia. Malas Portam

Três viajantes chegam com suas bagagens. Junto deles uma mala chama a atenção. Assim, as histórias saem de dentro da “mala treco”: um barbante que se transforma em várias figuras ajuda a contar a história “O sonho da minha mãe”; um som maluco traz o cientista Dr. Kakaiovski, que adora falar de suas experiências científicas; e para fechar o encontro, a história cantada “Na beira da lagoa”, tem o auxílio de um inusitado instrumento de sopro feito de garrafa pet.

Sábado, 27 15h
Teatro de bonecos O CORONEL E O CURUPIRA Com Teatro Por Um Triz

Em um lugar no interior do Brasil, vive um coronel muito mandão que, Como tantos coronéis, acha que pode mandar em todo mundo. Ele deseja que sua filha Ritinha conquiste um noivo rico, mas ela já está apaixonada por um pobre marinheiro. Para ajudar o casal, o lirismo, a festa e o lado alegre e misterioso do imaginário popular são representados pelo bumba meu boi, saci, cuca e curupira, que vão interferir nas aventuras do casal.

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Todo sábado e domingo das 11h às 12h

Atividade educativa maiúsculos & MINÚSCULOS

Com equipe de educadores do Espaço de Leitura Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida. Todo domingo Das 14h às 17h FEIRA DE TROCA DE LIVROS. Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.

Toda sexta Das 13h às 14h CLUBE DE LEITURA A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa. LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA São cerca de 3000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês); CASA DOS LIVROS (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o Núcleo Educativo do Espaço de Leitura O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas Tel.: 11 2588-5777, com Paula Yurie paula.espacodeleitura@gmail.com Sobre o Acervo de Livros do Espaço de Leitura São cerca de 1500 exemplares, grande parte de literatura infantojuvenil, que estão divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas), PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros), GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros), CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca), CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS. (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da populaão. Sobre o Espaço de Leitura É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca Tel.: 11 2588-5918

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945