quarta-feira, 22/07/2015

Aniversário do Espaço de Leitura neste domingo tem Banda Mirim, Circo Amarillo e muitos livros

Há cinco anos nascia o Espaço de Leitura, projeto sociocultural e educativo de incentivo à leitura, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). Ainda uma criança, em seu quinto aniversário, o projeto já conta com muitas boas conquistas e, para celebrar, convida a todos para uma grande festa nesse domingo, 26, com show da Banda Mirim e teatro do Circo Amarillo.  Todos os espetáculos são gratuitos e as crianças que vierem para a festa ganharão livros! Se chover as apresentações, que vão das 15h às 17h, serão feitas no auditório Tatersal, dentro do próprio Parque da Água Branca.

O consagrado Circo Amarillo abre a celebração, às 15h com a apresentação circense CLAKE.  No espetáculo cômico, a dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio, são palhaços excêntricos e musicais que trazem uma degustação de sonoridades e da arte do circo. Sequências de gags clássicas são combinadas com linguagem contemporânea e resultam em uma divertida palhaçaria física e musical.

Para continuar a festa, às 16h a Banda Mirim traz um espetáculo que comemora seus 10 anos de trajetória junto com o aniversário de 5 anos do Espaço de Leitura! O grupo de teatro e música vem com músicas de seu repertório de uma década, incluindo canção em homenagem ao Espaço de Leitura além de composições inéditas e histórias inspiradas na “Aventura de Buda”, próximo show da Banda.

No dia anterior, sábado, 25, às 15h, o Circo Amarillo se apresenta Intervenção Circense.  Palhaços, malabaristas e mágicos estão na apresentação que traz a magia do circo de rua e convida o público a entrar nessa atmosfera encantadora e experimentar divertidas brincadeiras. Além da nossa agenda cultural gratuita e que acontece aos finais de semana, o Espaço de Leitura tem outras atividades educativas sempre voltadas à leitura e, principalmente, às crianças.

Um pouquinho da nossa história:

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa de incentivo à leitura, do FUSSESP, criada em julho de 2010. O projeto fica no Parque da Água Branca e oferece um acervo variado de livros, que podem ser consultados pelos visitantes do local. São oito quiosques temáticos, divididos em: literatura infantil e infantojuvenil; poesia e literatura brasileira; poesia e literatura estrangeira; acervo diverso; jogos, revistas, jornais e gibis; livros e brinquedos educativos para bebês; espaço expositivo e atendimento ao público.

O principal foco do projeto é o atendimento educativo à população em vulnerabilidade social. Desde 2010 já foram atendidas cerca de 18 mil crianças em situação de vulnerabilidade social de cerca de 500 escolas ou instituições públicas. A missão do projeto é oferecer aos cidadãos o acesso à leitura e principalmente a descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. Acreditamos na leitura como um agente transformador da sociedade e um fator de inclusão e de aumento da autoestima.

 

O ESPAÇO DE LEITURA EM NÚMEROS:


· O Núcleo Educativo do Espaço de Leitura atende uma média de 320 crianças de entidades sociais por mês (8 turmas com 40 crianças);

· Desde 2010, o Educativo atendeu cerca de 18 mil crianças de 500 escolas públicas e instituições sociais.

· O Espaço recebe cerca 3 mil visitantes por mês;

· Realiza cerca de 20 eventos culturais mensais;

· São oito quiosques de leitura em cerca de 1780 metros quadrados;

· O acervo conta com mais de 2000 livros e é atualizado periodicamente;

· Dez é o número de educadores que atendem o público no Espaço de Leitura.

 

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo
Terça: das 10 às 17 horas.
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca
Tel.: 11 2588-5918

contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de LeituraPais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida. 

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.

Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa. 

Sobre o Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5918, com Paula Yurie

 

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945