terça-feira, 03/05/2022

Fundo Social participa do programa Favela 3D que será revitalizada com 240 moradias em São José do Rio Preto

Governo de São Paulo está investindo R$ 28 milhões, em parceria com Instituto Gerando Falcões

O Fundo Social de São Paulo participa do projeto Favela 3D – Cidadania Para que está passando por um grande projeto de transformação com moradia digna e ações de desenvolvimento urbano, digital e socioeconômico. A iniciativa tem parceria com a ONG Gerando Falcões e a Prefeitura de Rio Preto.

A revitalização da favela Marte será feita com a construção de 240 moradias, sob investimento total de R$ 28 milhões. Deste total, R$ 24 milhões serão repassados pelo Governo de São Paulo para as obras na comunidade, por meio da Secretaria da Habitação.

O IGF fará um repasse adicional de R$ 2,4 milhões para a edificação das moradias e também vai custear o atendimento habitacional das famílias da comunidade em outros imóveis até que as 240 moradias sejam entregues. O financiamento do Estado prevê juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

Já o Fundo Social de São Paulo levará para o local o programa Praça da Cidadania para promover ações de geração de renda, desenvolvimento social e inclusão digita por meio de cursos profissionalizantes e acesso à internet em áreas de lazer para toda a comunidade. O investimento será de R$ 4 milhões.

Pela modalidade Nossa Casa-CDHU, os empreendimentos são construídos em duas fases. Na primeira etapa é realizada a urbanização do loteamento, com implantação da infraestrutura, como iluminação, calçamento, rede de água e esgoto. Na fase seguinte, tem início a construção das casas.

As casas terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O financiamento dos imóveis seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da política habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, apenas com correção monetária.

Últimas Ações

Noites Solidárias acolhe 30 pessoas com distribuição de colchões, cobertores e refeições

A primeira noite da ação também distribuiu kits de higiene a 22 homens, 4 mulheres e 4 crianças que se protegeram do frio na Estação Pedro II O Governo do Estado acolheu na noite de nesta terça-feira (17) 30 pessoas no alojamento estruturado na Estação Pedro II do Metrô na primeira noite da ação Noites

Governo de SP amplia ação de combate ao frio para pessoas em situação de rua