sexta-feira, 21/06/2013

Abertura do Jori em Penápolis reúne mais de mil atletas

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou na última quinta-feira, 20 da Abertura dos XVII Jogos Regionais do Idoso (Jori) – etapa regional de Penápolis.

A competição reuniu mais de mil atletas acima de 60 anos, vindos de 34 municípios da região de Araçatuba. “Esse evento é muito importante, e é um exemplo para o país. Todos devem fazer esse trabalho de convocar os idosos a saírem de suas casas”, disse a presidente.

O Jori é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com as prefeituras que sediam as competições. “O esporte dignifica e é bom, porque a pessoa que faz esporte tem que dormir mais cedo, não pode beber, então tem uma vida mais saudável através do esporte e assim pode viver com mais qualidade”, declarou Lu Alckmin. A primeira etapa regional dos Jori aconteceu em Lins.

Estão previstas mais sete disputas regionais, que serão realizadas nas cidades de São João da Boa Vista, Assis, Presidente Prudente, Taubaté, Catanduva, Cerquilho e Barueri. A etapa final estadual acontecerá em novembro, na cidade de Santos.

Na abertura, a delegação de Guararapes teve a coreografia vencedora. Em segundo lugar ficou Araçatuba, e em terceiro, Ilha Solteira.

A competição

Criado em 1996, o Jori conta com 14 modalidades diferentes adaptadas para o público idoso: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

O objetivo da competição é promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas; valorizar e estimular a prática da atividade física como fator de saúde e bem-estar das pessoas idosas.

Para participar é necessário ter no mínimo 60 anos. Os interessados devem procurar o Fundo Municipal ou Centro de Convivência do Idoso (CCI) de sua cidade.