A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou na última quinta-feira, 29, da abertura da segunda fase regional da XVI edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em Olímpia.
Essa fase do JORI contou com 2,7 mil atletas, vindos de 47 municípios: Altinópolis, Barretos, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cajobi, Cajuru, Colina, Colombia, Cravinhos, Cristais Paulista, Dumont, Franca, Guaíra, Guará, Guaraci, Icém, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jardinópolis, Luiz Antonio, Miguelópolis, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Olímpia, Paulo de Faria, Pirangi, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antonio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Terra Roxa, Viradouro, São Simão e Barrinha.
Ao todo são 13 modalidades adaptadas a pessoas com mais de 60 anos – atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Todos os atletas, independente da classificação, recebem medalha de participação.
“Esses idosos saem de casa, têm um convívio social, se exercitam, têm uma melhor qualidade de vida. Nós temos depoimentos de pessoas que tinham problemas de saúde e que a partir do momento que saíram de casa e que resgataram a autoestima, se sentiram melhor”, disse Lu Alckmin.
Esse ano estão marcadas 11 fases regionais. As próximas acontecerão Itatiba, Lençóis Paulista, Santana de Parnaíba, Tupã, Presidente Venceslau, São Paulo, Jales, Caraguatatuba e Tatuí. A final estadual será em junho na cidade de Osvaldo Cruz.
Em 2011, foram nove fases regionais – Santana de Parnaíba, Ourinhos, Votuporanga, São Paulo (capital), Jaú, Porto Ferreira, Araras, Guaratinguetá e Itapetininga – com a participação de 19 mil atletas vindos de 348 municípios do Estado. São José dos Campos sediou a final estadual.
O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria c om a secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude e prefeituras que sediam as competições.
Competição de coreografia
No período da tarde, oito municípios disputaram a modalidade coreografia. A classificação final ficou assim: Olímpia, 1° lugar; Batatais, 2° lugar e Brodowski em 3° lugar. Essas cidades já garantiram vaga na disputa dos Jogos Estaduais do Idoso, em junho, na cidade de Osvaldo Cruz.
SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES
Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905
MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979
DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ
Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré
MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945s