Maria Lúcia Guimarães Ribeiro (Lu) Alckmin

Período da Gestão: (01/01/2011 – 31/12/2014) e (01/01/2015 – 07/04/2018)

Com olhar atento para as necessidades da população paulista em situação de vulnerabilidade social, Lu Alckmin enxergou na qualificação profissional a oportunidade que este público precisava para se desenvolver e resgatar a sua dignidade.

A partir da experiência da Padaria Artesanal, principal marca de sua gestão anterior, a Escola de Qualificação Profissional surgiu com o propósito de oferecer capacitação nas áreas da Moda, Beleza e Construção Civil para pessoas que mal sabiam ler ou escrever, para que rapidamente conquistassem uma vaga no concorrido mercado de trabalho ou exercessem um novo ofício por conta própria.

A parceria com entidades sociais e Fundos Municipais possibilitou que o projeto se expandisse pelos quatro cantos do Estado, levando os cursos para praticamente todos os 645 munícipios paulistas. Desde 2011 quando os projetos tiveram início, mais de 180 mil pessoas foram beneficiadas e conseguiram melhorar a qualidade de vida de suas famílias por meio de uma nova atividade profissional.

Além destes projetos, Lu Alckmin deu continuidade aos Jogos Regionais do Idoso, as Casas da Solidariedade, ao Espaço de Leitura, ao Espaço de convivência do Idoso e à Campanha do Agasalho, ampliando estas ações e preservando o que de mais importante existe para que tudo sempre funcione bem: o carinho e respeito pelas pessoas.