Maria do Carmo Mellão de Abreu Sodré

Período da Gestão: de 15/03/1967 a 14/03/1971

Empresária, nasceu em São Manuel, São Paulo. Formada pela Faculdade de Filosofia “Sedes Sapientiae”, em Filosofia e Psicologia. Foi a primeira dirigente do então recém-criado Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo. No início de sua gestão teve de responder a um grande desafio, ante a catástrofe que se abateu sabre Caraguatatuba: o atendimento imediato aos flagelados, providenciando medicamentos contra tétano, febre tifóide e paratifóide, alimentos e roupas.

Em 1968, criou um plano de ação assistencial, com a participação de prefeitos e de sindicatos, visando ao desenvolvimento de ações assistenciais conjuntas no Estado, para implementar ambulatórios médicos, dentários e enfermarias. A partir desse plano de ação, foram realizadas as primeiras doações de ambulâncias, cadeiras de rodas, óculos e aparelhos auditivos. Através do Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções – Ceas, foram realizadas doações significativas a entidades filantrópicas.

Nas grandes enchentes de novembro de 1969, mais uma vez o Fundo demonstrou a eficiência de sua ação, providenciando abrigo para mais de seis mil pessoas, das treze mil desabrigadas, na Capital, e, atendendo ao mesmo tempo, os prefeitos dos municípios da Grande São Paulo e do Litoral, também duramente atingidos pelas enchentes. Por sua ação à frente do Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo, recebeu títulos e homenagens: “Cidadã Honorária e Benemérita” de 247 Municípios do Estado, “Medalha Imperatriz Leopoldina” do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Mulher do Ano, pelo São Paulo Woman’s Club, clube internacional filiado à General Federation of Woman’s Club, de Washington.