Lucy Pestana Silva Franco Montoro

Período da Gestão: 15/03/1983 a 14/03/1987

Nasceu em Jundiaí, São Paulo. Assistente Social, formada também em Filosofia e Pedagogia. Transformou o Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo em Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – Fussesp; priorizando a promoção humana. Adotou políticas de descentralização e participação das comunidades locais, criando Fundos Municipais de Solidariedade (Decreto n° 20.925/83) no total de 524, estruturados por lei municipal. Dentro desse plano, desenvolveu programas de apoio ao artesanato ao desenvolvimento de grupos de trabalho no interior.

Implantou programas para atender o menor e o adolescente com atividades esportivas, artísticas e culturais. Promoveu campanhas de vacinação, agasalho, distribuição de alimentos e outras.

Fundou, para adolescentes, em 1984, a Casa da Solidariedade, profissionalizante e de assistência psicológica aos pais e filhos e também a Central de Voluntários, destinada aos menores carentes. Modelos similares, municipais, foram ampliados em creches, pré-escolas, minifábricas de tijolo, reaproveitamento de alimentos e reciclagem de lixo, oficinas de costura, clubes de mães, gestantes, mutirões para construção de casas.

Em 32 municípios da Grande São Paulo foram instaladas fábricas de vassouras, sorvete, doces e blocos de cimento para socorrer desempregados. Promoveu a campanha “Mãos à Horta” e incentivou o projeto “Nossa Horta” em todo o estado, cuja produção suplementou a alimentação da população carente, enriquecendo a merenda escolar. O produto da “II Feira de Produção Comunitária e de Artesanato do Estado” em 1986, reverteu aos Fundos Municipais participantes.