Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia

Período da Gestão: 15/03/1987 a 14/03/1991

Médica oftalmologista, nasce em Araras, São Paulo. Aos 28 anos assumiu o Fussesp, onde dedicou atenção especial ao menor carente e aos deficientes. Uma de suas iniciativas pioneiras foi a construção e implantação da Estação Especial da Lapa  para promover a integração social dos portadores de deficiência – espaço de 5.000m, planejado e equipado com moderna tecnologia, capaz de atender a 700 portadores de deficiências, com cursos profissionalizantes, lazer, cultura, esportes, acompanhamento multidisciplinar e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Fez o cadastramento de crianças portadoras de deficiências em todo o Estado. Por sua sugestão, foi assinado o Decreto-Lei n° 27.583, de 21/09/87, que determinou a inclusão de acessos especiais para deficientes em obras arquitetônicas do governo. Lançou o manual Elementos Básicos para Eliminação de Barreiras Arquitetônicas e Ambientais. Implantou o programa de Saúde Visual, destinado a detectar precocemente problemas visuais das crianças da pré-escola e do ciclo básico, atendendo a milhares de crianças, o que motivou o Decreto n° 30.514, de 02/10/89, que institucionalizou o Programa de Ação Preventiva de Saúde Visual na Rede Estadual de Ensino.

Desenvolveu também o programa de drogas, com seminários e encontros regionais e estaduais, estimulando a criação de 120 Conselhos Municipais de Entorpecentes. Instalou parques infantis e creches nos municípios do Estado e implantou Bancos de Leite Materno na capital. Criou o projeto Terceira Idade, na Casa da Solidariedade, e 24 Centros de Convivência de Idosos em municípios do Estado, estendendo atendimento médico e odontológico aos moradores de cortiços.