História das sedes

Antiga sede do Fussesp - Palácio dos Campos Elíseos

Antiga Sede do Fussesp

O Palacete Elias Chaves, localizado na antiga Chácara dos Bambus, atualmente, Avenida Rio Branco, foi construído no final do século XIX pelo fazendeiro de café Elias Antonio Pacheco. A construção é uma réplica do Castelo de Écouen, França, século XVI.

O prédio foi adquirido em 1911 pelo governador Albuquerque Lins. Em setembro de 1912 foi inaugurado, oficialmente, pelo governador Rodrigues Alves, sob o nome de Palácio dos Campos Elíseos. Durante 52 anos, o palacete foi sede do governo paulista.

Em 27 março de 1968, o Palácio dos Campos Elíseos passou a abrigar a sede do "Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo", criado pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré. A primeira dirigente da instituição foi a sra. Maria do Carmo Mellão de Abreu Sodré.

Atual sede do Fussesp - Sede do Parque da Água Branca

Atual sede do Fussesp

O prédio, localizado no Parque Dr. Fernando Costa, rua Ministro Godói, 180, pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. O parque, criado em 02 de Junho de 1929 pelo então Secretário da Agricultura Dr. Fernando Costa, preserva construções no estilo Normando, projetados por Mário Whately e os vitrais fabricados pela Casa Conrado, em estilo Art Déco, desenhados por Antônio Gomide.

Todo o complexo foi tombado, em 1996, pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Anteriormente funcionava neste edifício o Departamento de Produção Animal do Parque Dr. Fernando Costa e, posteriormente, a Divisão Regional Agrícola. Em 1980, o então governador Paulo Maluf, transferiu para o endereço a sede do Fundo de Assistência Social, denominado, hoje, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Voltar para o topo