sexta-feira, 22/11/2019

Fundo Social divulga programa “SOS Mulher” nas estações da CPTM

Transportes Metropolitanos, Fundo Social e Prodesp levam informação para passageiras na Estação Brás

São Paulo, 21 de novembro de 2019. O show da Banda dos Seguranças do Metrô – BSM – deste mês tem um motivo especial: vai marcar nesta quinta-feira (21) o início das ações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) pelo combate à violência contra a mulher. O show será na Estação Brás da Linha 3-Vermelha, que faz integração com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. A agente de estação Tays Gomes é convidada especial para cantar com a banda.

Composta por nove agentes de segurança, o grupo integra o projeto Linha da Cultura, com a proposta de levar entretenimento aos passageiros. As apresentações são mensais, com músicas de todos os gêneros.

Na próxima segunda-feira (25), Dia Internacionalmente de Combate à Violência Contra a Mulher, a STM faz uma ação de conscientização sobre essa questão também na Estação Brás. Voluntários vão orientar as mulheres com dicas de segurança, saúde e educação financeira. A violência contra a mulher é um dos grandes desafios dos direitos humanos e afeta mulheres independentemente de cor, raça e classe social.

A iniciativa é uma parceria da STM com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e com a Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que lançaram este ano a plataforma SOS Mulher (https://www.sosmulher.sp.gov.br). Desenvolvida pela Prodesp, a plataforma disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em risco de sofrer violência doméstica.

O site também incentiva o compartilhamento do conteúdo via redes sociais e aplicativos de mensagens para que as informações atinjam o maior número possível de mulheres, além de disponibilizar links para o aplicativo SOS MULHER, idealizado pela Polícia Militar, e detalhes sobre todos os serviços de apoio à mulher no Estado de São Paulo.

Também na segunda-feira, os passageiros do Terminal Jabaquara da EMTU vão poder participar de uma roda de conversa com o Bem Quer Mulher (BQM), um programa criado em 2004 com apoio da ONU Mulheres. As agentes do BQM vão esclarecer dúvidas, acolher e orientar as passageiras. A ideia é transformar medos e receios em confiança e superação.  As vítimas que quiserem podem ser encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista para avaliações psicológicas.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão conversar com os passageiros para esclarecerem dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição, que, há 21 anos, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.

As ações têm o objetivo de difundir informação e chamar atenção para esse problema, incentivando as mulheres a buscar ajuda, denunciar e também inibir o agressor.

Serviço:

21/11

Show da Banda dos Seguranças do Metrô com convidada Tays Gomes

Estação Brás – Mezanino do Metrô

18 h

 
25/11

Ação com dicas de segurança, saúde e independência financeira

Estação Brás – Espaço Cultural da CPTM

9h às 14h

Programa Bem Querer Mulher

Terminal Metropolitano Jabaquara – EMTU

Nelson Fernandes s/n
10h às 14h

ONG Beth Lobo

Terminal Diadema – EMTU

Av. Conceição s/n – Pq. Mamede

14h às 16h

Compartilhe

Últimas Notícias

No fim de semana da beleza, profissionais do Fundo Social dão dicas para cuidar melhor do cabelo e da sobrancelha

No fim de semana em que é comemorado o Dia do Esteticista (18) e o Dia do Cabeleireiro (19), a Escola de Beleza , Estética e Bem-Estar do Fundo Social de São Paulo traz dicas importantes para os cuidados com o cabelo e a sobrancelha. Quer saber como? Confira abaixo: Cabelo 1 – Na hora

Fundo Social SP doa salário do Governador para associação que atende pessoas com Parkinson

Associação Brasil Parkinson tem como foco realizar atividades que desenvolvem a coordenação motora dos frequentadores O Fundo Social de São Paulo realizou nesta quinta-feira (16), a entrega do cheque do salário do Governador João Doria para a Associação Brasil Parkinson, que oferece atividades que auxiliam portadores de Doença de Parkinson a desenvolver movimentos. Em visita

Fundo Social promove oficina gratuita de Kombucha

O Fundo Social de São Paulo realiza nesta sexta-feira (17), uma oficina gratuita para ensinar como fazer o Kombucha, uma bebida chinesa utilizada hoje em dia, principalmente, para a regulação intestinal. O líquido é probiótico e feito por meio da fermentação de leveduras. Segundo a nutricionista Helena Hartifiel, consultada pelo Fundo Social de São Paulo,

Sede do Fundo Social de São Paulo, dentro do Parque da Água Branca.

Rua Ministro Godói, 180 | Perdizes | São Paulo | SP | 05015-000

MAIS INFORMAÇÕES Telefone: 11 2588-5906 | Horário de atendimento: das 9h às 16h